16/07/2019 às 12:00, atualizado em 17/07/2019 às 13:08

Mandela Day 2019 será marcado por ação ambiental

Ao lado de representantes da Sema e da SRI, frequentadores e diplomatas sul-africanos plantarão 150 mudas de espécies nativas do Cerrado, no Parque Ecológico do Riacho Fundo, nesta quinta-feira (18)

Por Agência Brasília *

Parque Ecológico Riacho Fundo tem evento especial no Mandela Day / Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O Parque Ecológico do Riacho Fundo será palco, nesta quinta-feira (18), das comemorações do Dia Internacional Nelson Mandela, com o plantio de 150 mudas de espécies nativas do Cerrado, para a proteção de nascentes. A ação ambiental, das 9h às 12h, será a primeira atividade deste ano do Programa Adote uma Nascente (PAN).

O evento contará com a participação de representantes do Brasília Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais (SRI) e de diplomatas da Embaixada da África do Sul, que farão o plantio, com o público, de espécies como buriti, copaíba e embaúba, entre outras. Além dos exemplares já existentes no acervo do parque, as mudas foram doadas em parceria com viveiros comunitários das administrações regionais do Lago Norte e Park Way, além de acervo do próprio parque.

No Distrito Federal, a bacia hidrográfica do Riacho Fundo tem grande importância por ser um dos principais mananciais que abastecem o lago Paranoá, sendo que o parque ecológico abriga o maior conjunto de nascentes do ribeirão – que leva o mesmo nome daquela região administrativa.

Em reconhecimento à contribuição do sul-africano Nelson Mandela para a cultura da paz e da liberdade, a Assembleia-Geral da ONU, em dezembro de 2009,  instituiu 18 de julho como o Dia Internacional Nelson Mandela. O tema deste ano é “agir, inspirar a mudança”. Em 1993, o líder recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Humanitário

Nelson Rolihlahla Mandela (18/7/1918 – 5/12/2013) destacou-se com ativista revolucionário contra o apartheid. Foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, tendo sido também o primeiro negro do país a desempenhar essa função e o primeiro eleito numa eleição multirracial e totalmente representativa.  Seu governo se concentrou em desmantelar o legado do apartheid, combatendo o racismo institucionalizado, a pobreza e a desigualdade, e promovendo a reconciliação racial.

Ao longo de 67 anos, Nelson Mandela dedicou a sua vida a serviço da humanidade – enquanto advogado de direitos humanos, mediador internacional para a paz e como primeiro presidente eleito democraticamente numa África do Sul livre. Em alusão a todo esse tempo de trabalho, o Dia Internacional Nelson Mandela traz a sugestão de que cada pessoa dedique 67 minutos a ajudar os outros.

Programa

O Programa Adote uma Nascente (PAN), coordenado pelo Brasília Ambiental, atua há 18 anos e tem por finalidade apoiar e orientar a adoção de medidas de preservação de nascentes no DF, com foco em ações de recuperação, preservação e conservação de áreas de preservação permanente de nascentes e em suas respectivas áreas de recarga. O programa já conta com q304 nascentes cadastradas.

* Com informações do Brasília Ambiental