18/07/2019 às 15:14, atualizado em 18/07/2019 às 15:56

Saúde ganha reforço de profissionais vindos do Iges-DF

Ao todo, 904 servidores retornaram à secretaria. Só no Hospital de Base, 1.620 servidores pediram transferência para outras unidades

Por Agência Brasília *

Os servidores egressos do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), e que prestavam serviço nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Regional de Santa Maria, começaram a ser encaminhados a diversas áreas da rede pública de saúde. Ao todo, 904 profissionais pediram para retornar à Secretaria de Saúde.

Desse total, 92 já foram redistribuídos – grande parte para a Região de Saúde Sudoeste, que contempla Samambaia, Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras e Recanto das Emas. 

Segundo a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida, na próxima semana, outros 54 profissionais se apresentarão em seus novos postos de trabalho. “A maioria na área de radiologia, além de um clínico e técnicos de enfermagem”, complementa.

Segundo o secretário adjunto de Gestão, Sérgio Costa, a redistribuição desses servidores é um reforço importante na força de trabalho das superintendências e dos hospitais de referência. “Fortalecer as equipes também é uma ação de valorização”, disse.

Silene Almeida lembra que o reforço dos profissionais vindos das unidades agora pertencentes ao Iges-DF será feito por blocos. “Na medida em que o instituto for contratando profissionais, iremos receber os servidores egressos de lá e distribuir para a rede, de acordo com as regras estabelecidas pela Portaria nº 213/19”, explica a subsecretária.

Segundo a portaria, o servidor que optasse por não ser cedido ao instituto deveria indicar até três unidades diferentes de preferência para a remoção, considerando o déficit apresentado no dimensionamento da Secretaria de Saúde. 

“Eles foram distribuídos de acordo com necessidade da secretaria. Porém, convergindo com a vontade do servidor. Buscamos colocá-los na unidade escolhida ou o mais próximo dela”, complementou Silene. Agora, muitos podem trabalhar perto de casa.

Desde o início do Iges-DF, 1.620 servidores pediram para sair do Hospital de Base. Somente neste ano, foram 265, que também já foram redistribuídos a outras unidades, reforçando as equipes de atendimento em várias localidades.

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF