18/07/2019 às 13:57, atualizado em 18/07/2019 às 15:22

Sinalização de trânsito é reforçada em todo o Distrito Federal

Detran já recuperou mais de 1.200 faixas de pedestres e instalou duas mil placas nos últimos dias 30 dias

Por Renata Moura, da Agência Brasília

Os amigos Henrique Pereira e Carlos Henrique Souza sempre atravessam em uma faixa próxima ao Hospital das Forças Armadas (HFA). Eles agradecem a pintura. “Os motoristas respeitam mais”, diz Henrique  / Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Os trabalhos de revitalização da sinalização de trânsito estão sendo intensificados em todo o Distrito Federal. Há um mês, quatro equipes do Departamento de Trânsito (Detran) reforçaram a atuação. Nesse período, 30% das 4.200 faixas de pedestres, de todo o DF, já foram recuperadas e duas mil placas instaladas.

“Trabalhamos em força-tarefa dentro do GDF Presente para limpar as cidades e dar mais segurança ao trânsito”, explica o diretor institucional do Detran, Wallisson Perônico. Segundo ele, os pontos atendidos com a sinalização são escolhidos a partir da demanda da própria comunidade. “Fazemos um levantamento prévio junto às administrações regionais para ver o que é necessário ser feito. Em seguida, a gente coloca as equipes em campo para executar”, explica.

Wallisson conta que, nos últimos 30 dias, os serviços já avançaram no Gama, Paranoá, Guará, São Sebastião, Sol Nascente e Jardim Botânico. Novas regiões devem ser incluídas no cronograma dos serviços na próxima semana. “Nesta quinta-feira (18), mesmo, nós conversamos com o secretário de Governo José Humberto sobre a ampliação dos serviços. Queremos avançar mais nos próximos dias. Nossa intenção é passar por todas as cidades”, detalha.

Aprovação
A estudante Brenda da Silva, 19 anos, moradora do Cruzeiro, aprova a iniciativa. Pedestre durante boa parte do dia, busca sempre uma faixa de pedestre para atravessar a pista. “Eu ando de ônibus direto e preciso circular pelas ruas em segurança. A faixa bem pintada sinaliza melhor para os carros pararem, né?”.

Quem concorda com a estudante é o jovem Henrique Pereira, 20 anos. Ele e o amigo, Carlos Henrique Souza, 16 anos, estão fazendo um curso preparatório no Sudoeste Econômico. Todos os dias, para voltar para casa, eles atravessam na faixa de pedestres próxima ao Hospital das Forças Armadas (HFA). “Quando ela estava sem pintar, os motoristas passavam direto. Agora, com a nova pintura, a gente percebe que os carros estão mais atentos”, conta Henrique.