19/07/2019 às 10:58, atualizado em 19/07/2019 às 11:01

Avança recuperação da malha viária do Cruzeiro

Por meio de parceria com Exército Brasileiro, GDF vai recuperar quatro quilômetros de uma avenida por onde circulam muitos motoristas

Por Renata Moura, da Agência Brasília

Na busca de parcerias que ajudem a melhorar a qualidade de vida da população, o Governo do Distrito Federal firmou um convênio com o Exército Brasileiro para recuperar parte da malha viária do Cruzeiro. Com mais de mil toneladas de massa asfáltica fornecidas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), os militares do 2º Comando Ferroviário (sediado em Araguari, MG) já entraram em ação.

Serão recuperados cerca de quatro quilômetros da Avenida Duque de Caxias, no Setor Militar Urbano (SMU). “Eles cederam o operacional, engenheiros e maquinário, e a gente entrou com a matéria-prima”, resume o presidente da Novacap, Cândido Teles.  Participam da ação cerca de 30 militares.

“Não é tapa-buracos; é um trabalho de recapeamento de toda a extensão da via”, explica Teles. “Não é uma via que atende apenas aos militares; faz parte da malha viária do DF e é uma alternativa muito utilizada pelos moradores do Sudoeste, Noroeste e Cruzeiro.”

Além de ser um fluxo do Setor Militar Urbano, a Avenida Duque de Caxias é uma importante via de circulação alternativa para motoristas do Sudoeste e do Noroeste / Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Recapeamento

Teles lembra que a malha viária de Brasília já está envelhecida. “Temos asfalto de 40, 50 anos”, cita. “Chega um momento em que tapar buraco apenas não é mais viável. Não dá para ficar tapando o buraco do buraco. Por determinação do governador, estamos recapeando boa parte das vias. É um desejo da população, e a Novacap está empenhada em cumprir”.

As obras no SMU começaram há menos de uma semana e já avançaram por mais de metade da via. “É um desejo do Governo do Distrito Federal que essa parceria seja estendida para outros pontos”, destaca o presidente da Novacap.

Em nota, o Comando Militar do Planalto informa que existe a possibilidade de novos convênios para outras obras e ressalta: “[A parceria com o GDF] é exitosa e de grande valia, na medida em que permite a conciliação do interesse público na melhoria das condições de tráfego da Avenida Duque de Caxias e a capacidade e experiência do 2º Batalhão Ferroviário na execução desse tipo de obra, trazendo benefícios para todas as partes envolvidas”.