22/07/2019 às 13:26

Brasília terá o primeiro Centro de Atendimento ao Turista voltado para o design

A ação irá consolidar a participação da capital do Brasil na Rede de Cidades Criativas da Unesco

Por Agência Brasília *

A genialidade dos designers de Brasília que abriu o caminho para a capital do Brasil ganhar, em 2017, o título de Cidade Criativa do Design da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) poderá ser conferida de perto no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que está sendo montado na Torre de TV Digital. Essa será a primeira vez que um CAT será voltado para apresentar o trabalho de designers gráficos, de interiores e de produtos.

O objetivo da Secretaria de Turismo do Distrito Federal é criar um espaço que consolide a participação da capital brasileira na Rede de Cidades Criativas da Unesco. “A iniciativa irá reforçar a vocação de Brasília para o Turismo Criativo. É uma forma de valorizar o nosso design que é reconhecido no mundo inteiro. Turistas e brasilienses terão acesso a uma mostra dos trabalhos que são elaborados pelos incríveis profissionais que temos”, afirmou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

O Centro de Atendimento ao Turista da Torre de TV Digital será concebido pela união das associações dos Designers Gráficos do DF (Adegraf), dos Designers de Produtos do DF (Adepro) e da Brasiliense de Designers de Interiores (Abradi). “Essa é a primeira vez no Brasil que as três associações trabalham juntas para um mesmo objetivo. Até hoje, em nenhum ponto do DF existia um espaço que concentre toda essa cadeia produtiva do design”, comemorou o representante da Adegraf Wagner Alves.

“Essas três associações representam toda a rede dos designers de Brasília. São mais de 200 associados. A iniciativa da Secretaria de Turismo valoriza os trabalhos desses profissionais”, destacou o presidente da Adepro, Aciole Félix. “É um momento único para mostrar para as pessoas o que é o design, a sua importância e quem atua na área”, complementou Flavio Werneck, presidente da Abradi.

O CAT da Torre de TV Digital terá um painel com os produtos de todos os membros das três associações e com QR Code que permitirá que turistas e brasilienses tenham acesso a esses profissionais. Também será possível conhecer todos os caminhos que fizeram com que Brasília recebesse o título de Cidade Criativa do Design. O mobiliário e decoração serão compostos por produtos criados por esses profissionais e haverá uma parede com projeções sobre os pontos turísticos de Brasília e sobre designers da cidade.

* Com informações da Secretaria de Turismo