22/07/2019 às 14:12, atualizado em 22/07/2019 às 19:46

GDF Presente chega ao Guará e Cruzeiro

Cerca de 170 ações estão programadas para as duas regiões nesta semana. Tapa-buracos, poda de árvores, roçagem e recolhimento de entulho serão reforçados nos próximos dias

Por Renata Moura, da Agência Brasília

GDF Presente nas cidades do Guará e Cruzeiro. Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

As novas regiões a serem atendidas pelo programa GDF Presente começam a receber maquinário e reforço de trabalhadores nesta semana. Na manhã desta segunda-feira (22), as atividades foram iniciadas no Guará e Cruzeiro para atender mais de uma centena de demandas da população registradas via Ouvidoria.

O secretário executivo das Cidades, Gustavo Aires, participou do lançamento das atividades no Cruzeiro. “Com as ações de hoje, estamos dando continuidade ao que já estava sendo realizado e completamos os sete polos propostos pelo governador Ibaneis”, explicou. As ações nas cidades contemplam poda de árvores; operação tapa-buracos; pinturas de meios-fios, estacionamento e faixas de pedestres; recolhimento de entulho; e roçagem.

Apenas na Administração Regional do Cruzeiro, cerca de 90 ações estão previstas até esta sexta-feira (26). Lá, o GDF Presente vai reforçar os serviços de pintura de meios-fios e tapa-buracos. Terão a ajuda de mais dez detentos conveniados da Fundação de Amparo ao Preso (Funap) e, de onze novas máquinas pesadas que auxiliarão, principalmente, no recolhimento de entulho e poda de árvores. 
“Vamos priorizar o reforço nas ações de poda. Temos árvores muito grandes que estão com essa manutenção em atraso. Agora, poderemos colocar tudo em dia”, avaliou o administrador da regional, Cláudio Simões dos Santos.

No Guará, as atividades da força-tarefa também se iniciaram nesta segunda-feira. A regional recebeu dez máquinas com operadores da Novacap para ajudar na execução dos serviços. “Estamos muito satisfeitos com o programa ter chegado aqui, porque vai nos contribuir e muito na ampliação da atuação do governo”, disse a administradora da regional Luciane Gomes Quintana. O deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB) acompanhou o início dos trabalhos no local.


Trabalhos ampliados

Durante café da manhã oferecido aos trabalhadores, logo nas primeiras horas desta segunda, Luciane Quintana destacou a importância do GDF Presente nas cidades e agradeceu o empenho dos servidores. “Para nós é um privilégio ter o programa aqui. Com a ajuda de vocês vamos avançar muito nas melhorias que nossa cidade merece e precisa”, destacou a administradora do Guará.

As equipes do Sistema de Limpeza Urbana do DF (SLU) também foram fortalecidas. Os 70 funcionários que trabalham na manutenção das quadras, ganharam mais cinco equipes de seis servidores para atuarem em parceira. O batalhão da limpeza no Guará vai se concentrar também na roçagem nas quadras QE 23 e 44/46, QI 22, Avenida do Corpo de Bombeiros e, também, no Polo de Modas.

Segundo levantamento das duas administrações regionais, 90% dos 168 serviços previstos tiveram origem nas ouvidorias. “Catalogamos as demandas da população e vamos tentando atender. Agora, com GDF Presente, vamos conseguir fazer bem mais”, previu o ouvidor da regional do Guará, Everton Leitão. Segundo ele, a limpeza, pintura de faixas e retirada de entulho estão entre as prioridades da comunidade.


Já no Cruzeiro, a prioridade é a operação tapa-buracos, que vai concentrar metade das ações nesta semana. “Das 88 prioridades, 42 são de manutenção asfáltica”, afirmou a coordenadora do Polo Central, Vânia Gurgel. Lá, o início dos trabalhos foi acompanhado pelo deputado distrital Reginaldo Sardinha (Avante).


Confira os maquinários que o GDF Presente disponibilizou para as duas Regiões Administrativas:

Guará (Polo Central Adjancente 1) – 10 novas máquinas
– 2 caminhões basculante
– 1 caminhão trucado
– 1 caminhão carroceria
– 1 caminhões pipa com capacidade de 6.000 litros
– 1 carregadeira
– 1 retroescavadeira
– 1 bobcat (carregadeira)
– 1 motoniveladora
– 1 rolo compactador liso

Cruzeiro (Polo Central) – 11 novas máquinas
– 2 caminhões basculante
– 2 caminhões trucado
– 2 caminhões pipa com capacidade de 6.000 litros
– 1 caminhão carroceria
– 1 carregadeira
– 1 retroescavadeira
– 1 bobcat (carregadeira)
– 1 motoniveladora