26/07/2019 às 18:07, atualizado em 27/07/2019 às 09:30

Novo retorno em Sobradinho vai beneficiar 15 mil pessoas

O DER-DF também está construindo faixas de desaceleração e aceleração na BR-020. A obra dará conforto e segurança para a população local, além de melhorar a fluidez do trânsito

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília

Foto: Joel Pinheiro / Agência Brasília

Para aumentar a segurança e conforto dos moradores que utilizam as vias da saída norte do Distrito Federal, o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) iniciou esta semana uma obra na entrada de Sobradinho, na BR-020. O órgão está construindo um retorno, sentido Planaltina-Brasília, para evitar acidentes na região, além de faixas de desaceleração e aceleração. A ação vai beneficiar cerca de 15 mil motoristas que transitam pelo local diariamente. 

Moradora de Planaltina, Andreia Abreu, 40 anos, vai constantemente até Sobradinho. Ela acredita que o novo acesso vai diminuir os acidentes que acontecem cotidianamente no local. “A iniciativa do governo é muito válida porque teremos mais tempo para desacelerar o carro e retornar para a pista”, elogia. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O motorista Ítalo Rodrigues, 33 anos, também comemora a ação do GDF. “Acidentes acontecem quase todos os dias lá, principalmente com veículos que tentam ultrapassar pelo acostamento. Agora com as faixas de desaceleração e aceleração serão muito mais seguras para nós”, comemora o morador do Colorado.

Fluidez no trânsito

Segundo o superintendente interino de Obras do DER-DF, Mozer Teixeira, o novo acesso também vai melhorar a fluidez do trânsito na região. “Geralmente o motorista sai do comércio local e quer entrar na pista e em seguida no retorno, o que causa acidentes ou atrapalha o fluxo da via porque é pouco espaço para desenvolver o carro”, explica. 

Cerca de 12 profissionais trabalham para entregar a obra na segunda quinzena do próximo mês. Para implementar o novo retorno estão sendo feitos serviços de terraplenagem, capa asfáltica e sinalizações verticais e horizontais. Custeado pelo DER-DF, o investimento da obra foi de R$ 150 mil.