27/07/2019 às 16:33, atualizado em 27/07/2019 às 17:05

Corpo de Bombeiros organiza evento dedicado às crianças no Parque da Cidade

Vice-governador Paco Britto participou da iniciativa que teve programação marcada por atrações lúdicas e conhecimentos sobre a profissão

Por Lucíola Barbosa

Vice-governador Paco Britto participa de evento organizado pelo Corpo de Bombeiros no Parque da Cidade. Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

O estacionamento 12 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek ganhou um colorido especial, neste sábado (27), com a presença de crianças e famílias inteiras que aproveitaram o dia ensolarado para conhecer o trabalho dos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

Recebido pelo chefe da corporação, comandante Carlos Emilson Ferreira dos Santos, o vice-governador Paco Britto também prestigiou a primeira edição do Dia do Bombeiro, que visa aproximar a corporação à sociedade, dentro da programação voltada para o público infantil, que deu continuidade às comemorações do 163° aniversário da corporação. Para dar início ao evento, que contou com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc/DF), a Banda de Música do Corpo de Bombeiros executou o Hino Nacional.

Paco Britto fez questão de ressaltar a importância do trabalho da corporação. “Um evento como esse possibilita mostrar o lado social e humanitário desses que são tão valorizados pela sociedade”, elogiou. A garotada conferiu isso de perto, ao se deparar com o profissionalismo e a paciência dos militares durante as demonstrações e explicações sobre os vários equipamentos, por exemplo, de salvamento, expostos no local.

Circuito de provas
O comandante Carlos Emilson explicou que se trata de um evento lúdico para as crianças, mas também objetiva apresentar, na linguagem delas, a profissão dos bombeiros. “Foi feita uma prova (circuito de provas de bombeiros para crianças) com a modelagem para as crianças, para que elas possam entender a profissão e conhecer as viaturas”, frisou, referindo-se à grande atração do local, o “Bombeirinho Durão Kids”, onde os pequenos realizaram versões adaptadas às atividades dos militares.

Além da prova, o público infantil se divertiu com os brinquedos infláveis; tênis de mesa; futebol de mesa; pintura de rosto e pedal kart, atração também disputada pelos adultos, e se deliciou com pipoca e algodão-doce. Outras atrações foram as exposições, para registro de fotos, como a aeronave de resgate; viaturas de salvamento e de combate a incêndio e de atendimento pré-hospitalar. No local, havia médico e enfermeiro para prestar atendimento emergencial.

Certificado
Paco Britto e o comandante realizaram entrega simbólica de certificados às crianças que participaram do circuito de provas, como o diploma recebido pela estudante do 3° ano do Ensino Fundamental I, no Cruzeiro Velho, Paula Luíza de Souza Costa, 8 anos.

Segundo conta sua mãe, a pedagoga Flávia Souza, 42 anos, a família estava passeando pela cidade, quando a pequena Paula pediu para ir ao evento. “É super legal. Aprendi muito”, revelou. A orgulhosa mãe garantiu que a filha ama os bombeiros e que está decidida a seguir a profissão. “Ela quer ser dentista, mas desde que faça parte do quadro da corporação”, afirmou.