30/07/2019 às 19:47, atualizado em 30/07/2019 às 19:54

Primeira-dama do DF participa de encontro internacional sobre aleitamento materno

Mayara Noronha deve ser anfitriã de uma reunião de primeiras-damas em favor de políticas públicas sobre o tema

Por Emanuelle Coelho, da Agência Brasília

Encontro de primeiras-damas liderado por Mayara Noronha deve ser realizado em maio de 2020 | Foto: Tony Oliveira / Agência Brasília

A primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, será uma das figuras centrais da abertura do I Workshop Brics em Banco de Leite Humano (I Brics Workshop on Human Milk Bank, no título em inglês), evento internacional a ser realizado entre 28 e 30 de agosto em Brasília. Mayara foi convidada para inauguração, em seguida à sessão solene, da Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, na sede da Fiocruz na capital federal.

O convite foi feito pelo coordenador da Rede Global de Banco de Leite Humano da Fiocruz, João Aprígio, em reunião nesta terça-feira (30) no Palácio do Buriti. Participaram do encontro o Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, colaboradores do gabinete da primeira-dama e servidores engajados em ações de políticas de aleitamento materno da Secretaria de Saúde do DF.

“A amamentação é um tema muito importante e necessário para as nossas crianças e mães do Distrito Federal”, ressalta a primeira dama, que participará de uma transmissão ao vivo, nesta quinta-feira (1°/8), nos canais do GDF no Facebook, Twitter e Instagram. A entrevista vai ao ar a partir das 14h.

A expectativa é de que Mayara Noronha também seja anfitriã de uma reunião de primeiras-damas em favor do aleitamento materno. O encontro deve ser realizado em maio de 2020, em local ainda não definido.

Ações integradas

O workshop é promovido pelo Grupo Econômico Brics, que reúne representantes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – as chamadas potências emergentes.

A intenção é fortalecer os canais de comunicação entre as instituições do grupo responsáveis pelas ações de aleitamento e de banco de leite humano, além de aprimorar o debate sobre políticas nacionais relacionadas ao alimento.