01/08/2019 às 11:19

Evento no Parque da Cidade, no domingo, marca início do Agosto Dourado

Atividades para reforçar importância da amamentação e do leite materno serão variadas: haverá orientações de saúde, atividades lúdicas e até um gigantesco mamaço

Por Agência Brasília *

Começou o Agosto Dourado, um mês inteiro para falar da importância da amamentação e do leite materno. Para dar início à programação, a Secretaria de Saúde, em parceria com outros órgãos de governo, sociedade civil e instituições privadas, promoverá um dia de atividades no Parque da Cidade, no próximo domingo (4).

A partir das 9h, no estacionamento 12, haverá orientações sobre saúde para toda a família, inclusive sobre os tipos de parto e a importância da participação dos pais em todas as etapas.

“Vamos ensiná-los a trocar fraldas e a dar banho nos bebês, na prática”, conta a coordenadora de Bancos de Leite Humano da Secretaria de Saúde, Mirian Santos. Haverá, ainda, atividades lúdicas, exposição de carros e de motos da Polícia Militar e sling dance.

O ponto alto do evento, porém, será o mamaço, quando centenas de mães se unirão para amamentar seus filhos. 

“Conseguimos 15 ônibus, que farão o transporte de mães doadoras de leite humano das regiões administrativas para o Parque da Cidade. Mas qualquer mãe que queira participar do evento poderá ir ao local”, observa Mirian Santos.

Ainda durante a programação, o Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violências (Nepav) da Secretaria de Saúde dará orientações sobre como montar as cadeirinhas dentro dos carros.

“Haverá vários modelos de cadeirinhas para mostrarmos aos pais quais são as ideias para cada faixa etária”, destaca Mirian Santos. Ela ressalta a parceria com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da qual o núcleo faz parte, e também com o Samu, responsável por montar as tendas do evento.

 

* Com informações da Secretaria de Saúde-DF