01/08/2019 às 18:01, atualizado em 01/08/2019 às 18:27

Governador cita prioridades para segundo semestre em discurso na CLDF

Ibaneis Rocha também agradeceu o apoio dos deputados para a aprovação de projetos que beneficiam a população do Distrito Federal

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Marcando o início dos trabalhos do segundo semestre da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o governador Ibaneis Rocha discursou na tarde desta quinta-feira (1°) durante sessão solene. O chefe do Executivo local destacou a importância da Casa e dos deputados e agradeceu o apoio dos parlamentares na aprovação de projetos, além de citar prioridades do governo para os próximos seis meses. 

Entre os propostas do Executivo local enumeradas por Ibaneis Rocha estão um pacote com 80 obras em diversas regiões administrativas do DF; a liberação de recursos para escolas públicas por meio do programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) e a construção de hospitais e Unidades de Saúde Básica (UBS) dentro do Complexo Penitenciário da Papuda e da Penitenciária Feminina da capital. 

[Olho texto=”Temos uma missão muito importante: construir uma nova cidade com um novo caminho” assinatura=”Ibaneis Rocha, governador do DF” esquerda_direita_centro=”direita “]

Ainda no segundo semestre, o governo pretende criar o serviço voluntário para agentes penitenciários; investir em privatizações, concessões e parcerias público-privadas; adotar o modelo de gestão compartilhada em outras escolas e vender terrenos do GDF que não estão sendo utilizados para gerar recursos para outras áreas. 

“Temos uma missão muito importante: construir uma nova cidade com um novo caminho. O primeiro semestre de governo, juntamente com a Câmara Legislativa, foi muito produtivo. Esse ambiente de harmonia tem sido construído pelo debate democrático. Essa é a nova política que eu quero construir com a Câmara nos próximos seis meses e até o fim do mandato”, ressaltou o governador. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”] 

Ainda para Ibaneis Rocha :”não existem mais rivais ou governo de esquerda ou direita, mas sim um GDF e uma Câmara que querem o bem da população”. “Não estou aqui para radicalizar, mas sim para estar ao lado do povo”, concluiu.  

Conquistas

O governador enumerou as primeiras vitórias do Poder Executivo local na Câmara Legislativa em apenas seis meses de gestão, como a aprovação do projeto que transformou o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) em Instituto de Gestão de Estratégia da Saúde (Igesdf). A medida tirou os pacientes das filas e deu aos servidores melhores condições de trabalho.

“Graças a votação foram entregues seis unidades de pronto atendimento totalmente reformadas, além do Hospital de Santa Maria. Contratamos mais de 2.500 servidores. Ainda temos muito trabalho para realizar. A população tem pressa e está carente de muitas coisas que nós, com o apoio de vocês, podemos fazer”, pontuou.  

Para fortalecer e aquecer a economia local em benefício dos micro e pequenos empresários, Ibaneis Rocha recordou também a aprovação da proposta que extingue das empresas optantes do Simples Nacional a cobrança do diferencial de alíquota (Difal) sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e as alterações à cobrança do imposto na capital.