01/08/2019 às 11:47, atualizado em 01/08/2019 às 16:34

Na Hora atende mais gente e reduz tempo de espera

Em sete unidades, usaram algum tipo de serviço pelo menos 1,3 milhão de brasilienses. Tempo da fila caiu de 20 para 13 minutos

Por Agência Brasília *

Nesses seis meses de gestão do Governo do Distrito Federal (GDF) foram realizados mais de 1 milhão e 330 mil atendimentos nas sete unidades do Na Hora, quase 100 mil a mais do que no mesmo período do ano de 2018. 

Com o início da profissionalização da gestão e inserção de novas tecnologias e metodologias no atendimento do Na Hora – órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) – o tempo médio de espera reduziu 6 minutos e 47 segundos neste período, em relação ao passado. Passou de 20 minutos o tempo médio de espera, para aproximadamente 13 minutos.

Este é um dos itens do balanço da Subsecretaria de Modernização Administrativa (Na Hora) que acaba de ser divulgado. Para incorporar estratégias que envolvam a tecnologia e inovação nos serviços ofertados, foi feito um mapeamento geral das funcionalidades existentes. 

E, posteriormente, foram desenvolvidas estratégias para melhoria do aspecto visual e funcional do site, implementação da ferramenta de autoatendimento e o desenvolvimento do sistema de agendamento eletrônico.

Autoatendimento 

Com o intuito de melhor atender ao público, diminuir o tempo de espera e, consequentemente, as filas, foram instalados computadores para o autoatendimento em todas as unidades. Todos os serviços que dispensam o atendimento presencial estão disponíveis ao cidadão, com orientação dos volantes quando necessário.

Agendamento on-line 

Por meio de parceria celebrada com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Fazenda, está sendo implantado o serviço de agendamento on-line no Na Hora. Ele permite ao cidadão ser atendido com dia e hora marcados, com consequente redução das filas. 

A sede de Brazlândia foi a primeira a receber o agendamento prévio, com sucesso absoluto na implantação. Atualmente, a unidade do Na Hora de Sobradinho está em processo de implementação. A proposta é que até o final de 2019 todas as unidades estejam com o agendamento online em operação.

Ampliação de serviços 

Os ajustes no site do Na Hora tornou-o mais claro e intuitivo para o uso do cidadão: acréscimo das funcionalidades de serviços online, serviços presenciais e menu institucional, por exemplo. Passou de 29 para 81 a quantidade de serviços que são disponibilizados na página.


Serviço

Portal do Na Hora


* Com informações da Secretaria de Justiça (Sejus)