02/08/2019 às 09:21, atualizado em 02/08/2019 às 09:23

Saúde oferta 2 mil vagas de mamografias por mês

Consultas e exames iniciais são realizados na unidade básica de saúde da região onde o paciente mora

Por Agência Brasília *

Um nódulo fixo no seio e, geralmente, indolor. Este pode ser o primeiro sinal de alerta para que as mulheres busquem uma unidade de saúde para consulta e exames destinados a confirmar ou descartar um câncer de mama. A estimativa é de mil novos casos no Distrito Federal, anualmente.

O primeiro atendimento é feito em unidade básica de saúde, que solicita exames e faz o encaminhamento em caso de desconfiança da doença. “A detecção precoce é importante e pode ser feita por meio de exames diagnósticos, como a mamografia de rastreamento, além do autoexame das mamas como medida de autocuidado”, observa a referência técnica distrital de Oncologia, Érica Batista.

Atualmente, a Secretaria de Saúde oferta uma média de 2 mil vagas de mamografia por mês. Depois de solicitado o exame, a paciente entra para o sistema de regulação e pode aguardar de três a 30 dias para realizá-lo. 

As unidades com mamógrafos são os hospitais de Taguatinga, Samambaia, Sobradinho, Gama, Base, Materno Infantil de Brasília, Universitário de Brasília, além do Centro Radiológico de Taguatinga.

Foto: Matheus Oliveira/ Agência Saúde

As diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer de mama preconizam a oferta de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos. 

As mulheres devem ser orientadas sobre riscos e benefícios do rastreamento mamográfico para que exerçam o seu direito de fazer ou não o exame de rotina.

 Tratamento 

Segundo Érica Batista, o câncer de mama pode ser tratado por cirurgia, quimioterapia e radioterapia. “Em alguns casos, recomenda-se o tratamento com hormonioterapia por cinco anos”, completa.

Quando o paciente tem diagnóstico de câncer, o atendimento oncológico ocorre nos hospitais de Base, Sobradinho, da Asa Norte e de Taguatinga, além do Hospital Universitário de Brasília (HUB), que tem contrato com a Secretaria de Saúde.

Os hospitais de Base, Regional de Taguatinga e o HUB oferecem a quimioterapia. Já o HBDF e HUB oferecem, também, a radioterapia, serviço contratado em unidades privadas. 

Hoje, no DF, os pacientes com câncer são atendidos dentro do prazo preconizado: até 60 dias após o diagnóstico.

* Com informações da Secretaria de Saúde