05/08/2019 às 10:39

Biblioteca Nacional de Brasília convida professores voluntários para Plantão Tira-Dúvidas

Destinado a estudantes dos ensinos fundamental e médio, o serviço será um importante reforço no aprendizado de várias disciplinas

Por Agência Brasília *

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) convida professores voluntários para trabalhar num projeto de aulas de reforço. Batizado de Plantão Tira-Dúvidas, o serviço será oferecido a crianças e adolescentes que cursam os ensinos fundamental ou médio para ajudar a solucionar problemas pontuais em português, matemática, física, química, biologia, história, geografia e línguas estrangeiras.

 “Um dia, apareceu aqui uma professora aposentada de química, dizendo que queria utilizar algumas horas de seu tempo ajudando estudantes; aí resolvemos levar a ideia adiante”, relata a gerente de informação da BNB, Sabrina Amorim. Até o momento, professores de matemática e física, assuntos que costumam tirar o sono dos alunos no período de provas, também manifestaram interesse.

Além de professores capacitados nas disciplinas oferecidas, a BNB escalará um servidor para gerenciar o projeto. O serviço, que ainda não tem data certa para começar, deve ser precedido por outras ações, como aulas de língua estrangeira e prática de yoga. Menores de 15 anos deverão estar acompanhados por um responsável nas dependências da biblioteca.

Voluntariado

Os candidatos assinarão um termo de voluntariado, de acordo com o Decreto nº 39.734, de 26 de março de 2019, que dispõe sobre a criação do Programa de Voluntariado do Distrito Federal. O documento prevê em seu artigo 5º inciso I a possibilidade de iniciativas dessa natureza.

“Nada melhor que oferecer serviços de capacitação com gratuidade”, destaca o subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), Cristian Brayner, que pretende estender essa experiência a outros espaços da secretaria. “Todos os equipamentos culturais têm possibilidades maravilhosas nesse sentido”, afirma, lembrando que o DF conta com 40 bibliotecas, sendo 26 públicas e 14 setoriais.

Serviço
Plantão Tira-Dúvidas
Cadastro de Professores Voluntários
Biblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural Sul, Lote 2, 1º andar, Sala 127 (próximo Rodoviária de Brasília)
Telefone: 3325-1051

* Com informações da Secec