06/08/2019 às 16:35, atualizado em 06/08/2019 às 16:36

Recanto das Emas comemora aniversário com desfile cívico

Com 26 anos de fundação, a Região Administrativa tem mais de 145 mil habitantes

Por Agência Brasília *

Criado em 1993 para atender ao programa de assentamento do Governo do Distrito Federal e erradicar as invasões localizadas em Brasília, o Recanto das Emas, na esteira das comemorações de seu 26º aniversário, apresenta um desfile cívico nesta quarta-feira (7).

O evento começa às 8h, com concentração de estudantes em frente à paróquia São Gabriel Arcanjo, na Quadra 201. Às 8h30, inicia-se o desfile pela Avenida Recanto das Emas, na Quadra 103, em frente ao estacionamento do Banco do Brasil.

Às 9h, apresentam-se autoridades do Governo do Distrito Federal e representantes de associações. Após a execução do Hino Nacional, marcada para as 10h, será cortado o bolo comemorativo, em cerimônia agendada para as 10h30. Às 12h, o desfile será encerrado na Quadra 104, em frente ao estacionamento da Castelo Forte.

História

O nome tem origem na associação de um sítio arqueológico existente na região. Segundo os moradores mais antigos, havia no local uma grande quantidade de emas, que, diante do processo de ocupação, aos poucos foram se tornando raras, tendo alguns exemplares sido doados ao Jardim Zoológico de Brasília. Hoje, elas são lembradas por esculturas que compõem um monumento situado bem na entrada da cidade.

Situado a 25 km do Plano Piloto, o Recanto das Emas é formado por 59 quadras residenciais, com uma população estimada em 145.304 habitantes, segundo o censo de 2015. A grande atração da região é o Parque Ecológico e Vivencial do Recanto das Emas, que, com cachoeiras, corredeiras, poços, paredões e nascentes, configura uma grande área destinada à recreação e, principalmente, a ações que estimulam a preservação do ecossistema regional.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Recanto das Emas