07/08/2019 às 13:02, atualizado em 07/08/2019 às 13:05

Ruas de Vicente Pires ganham forma com implantação de meios-fios

Região já recebeu mais de 133 km de blocos de concreto. Serviço está em andamento em locais onde a drenagem e a pavimentação foram concluídas

Por Agência Brasília *

As empresas contratadas para executarem a obra de infraestrutura do Setor Habitacional Vicente Pires estão focadas – além de fazer serviços de pavimentação e drenagem – na implantação dos meios-fios. Dos mais de 327 km de blocos de concretos previstos no projeto original, cerca de 130 km já foram concluídos e entregues à população.

“Quem circula por algumas vias de Vicente Pires percebe a evolução da obra, principalmente após a implantação dos meios-fios, que são essenciais nos serviços de urbanização executados no setor”, explicou Sérgio Lemos, subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras.

Atualmente, os serviços de colocação de meios-fios está em andamento em locais onde a drenagem e a pavimentação foram concluídas, como é o caso das ruas 3B, 3C, 4, 4A, 4B,6, 8,10, 10A, 10B.

Novacap
Apesar de passarem despercebidos, os meios-fios são responsáveis por garantir que as águas das chuvas transcorram corretamente e sigam o fluxo entre as bocas de lobo e redes de drenagem, até chegarem às bacias de contenção. Também delimitam o espaço entre a pista e a calçada dando acabamento à pavimentação.

Esses blocos de meios-fios são fabricados, em sua maioria, no complexo da Novacap localizado na EPIA Sul. O Programa Mãos Dadas, projeto da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), oferece a mão de obra de internos em regime semiaberto na fabricação e instalação desses blocos de concreto.

*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura