08/08/2019 às 15:17, atualizado em 08/08/2019 às 15:35

Governo encaminha acordo para construção do Hospital Materno Infantil de Ceilândia

Protocolo de intenção deve ser assinado nos próximos dias com a Organização Mundial da Família para viabilização de unidade hospitalar com cerca de 180 leitos

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, vai assinar nos próximos dias um protocolo de intenção com a Organização Mundial da Família (WFO) para a construção do Hospital Materno Infantil de Ceilândia. A unidade tem previsão inicial de recursos na ordem de R$ 140 milhões e vai ocupar uma área construída de 22.900 m².

Responsável pelas obras do bloco II do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), a Organização Mundial da Família fez o projeto básico arquitetônico da unidade hospitalar e, nos próximos dias, junto ao GDF, dará início ao acordo.

“O novo hospital pretende unir, na região de Ceilândia, a experiência do nosso materno-infantil com a do Hospital da Criança, premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma referência”, afirmou o governador Ibaneis Rocha durante a Conferência Internacional sobre Segurança Viária, na manhã desta quinta-feira (8). “Aguardamos a assinatura do protocolo de intenções, com planta já pronta e com recursos alocados para a construção dessa nova unidade hospitalar”, ressaltou o chefe do Executivo.

Terreno
O terreno onde o governador pretende construir o hospital pertence à Agência de Desenvolvimento (Terracap) e será doado ao GDF. O espaço está localizado próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, na QNN 27.

“A WFO construiu o bloco II para ampliar os leitos do Hospital da Criança. Então, já é uma experiência exitosa que queremos estender. No novo Hospital Infantil, a princípio, trabalharemos com cerca de 180 leitos para oferecê-los à maior população do DF, que está em Ceilândia”, destacou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. O secretário afirmou que a previsão é de entregar o novo Hospital Materno Infantil de Ceilândia até o final do segundo semestre de 2020.

Serviços
O secretário de Saúde lembrou ainda que a pasta também tem atuado para melhorar os serviços já existentes na rede pública local. Uma dessas ações foi a assinatura recente do contrato emergencial para a manutenção predial de todas as unidades de saúde, no valor de R$ 43.283.430,30.

A nova unidade deve abrigar leitos de internação, UTI Neonatal e Infantil, Hospital Dia, Centro de Especialidades, Centro de Imagem, Laboratório, Farmácia, Centro de Esterilização de Materiais, Administração, Serviço de Nutrição, Serviço de Hotelaria Hospitalar e Centro de Ensino e Pesquisa de Doenças Raras da Criança.

A intenção é fazer um hospital nos moldes do Hospital da Criança de Maringá, que está sendo construído no município paranaense graças a uma parceria envolvendo Organização Mundial da Família, Prefeitura de Maringá, Governo do Paraná e Ministério da Saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde