08/08/2019 às 16:21

Lacen oferece curso sobre meningite a mais de 100 profissionais

Objetivo foi atualizar os profissionais de saúde do DF envolvidos no diagnóstico das diversas variações da doença

Por Agência Brasília *

Médicos, profissionais de laboratório e da Vigilância Epidemiológica participaram, durante dois dias, de um curso teórico-prático de atualização em meningite bacteriana, promovido pelo Núcleo de Bacteriologia do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen).

 A instrução, encerrada nesta quarta-feira (7), teve o objetivo de atualizar os profissionais de saúde do DF envolvidos no diagnóstico das meningites, no que tange à clínica e à epidemiologia – e ao uso de diferentes técnicas de diagnóstico laboratorial. E ainda capacitou os profissionais de laboratório em Bacterioscopia de Líquor.

 “Pretendemos realizar esse curso com uma frequência maior. Acredito na educação continuada para o alcance da excelência”, enfatizou a chefe do Núcleo de Bacteriologia do Lacen, Glaura Lima.

 A meningite de origem infecciosa é um grave problema de saúde pública e pode ser causada por diferentes agentes etiológicos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas. 

No caso da bacteriana, devido à alta letalidade e potencial de transmissão, patogenicidade e por ser uma doença de notificação compulsória imediata, os profissionais envolvidos com esse agravo devem estar aptos para uma resposta rápida e eficaz.

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF