8/8/19 21:00
Atualizado em 8/8/19 às 21:06

Novacap inicia série de ações da rede “Sou Mais Mulher” com exposição fotográfica

Mostra faz parte da comemoração pelos 13 anos da Lei Maria da Penha

Empresa assinou portaria conjunta com Secretaria da Mulher na tarde desta terça-feira (14) | Foto: Divulgação / Novacap

Para dar o pontapé inicial nas ações integradas da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) com a rede “Sou Mais Mulher”, da Secretaria de Estado da Mulher, a Companhia lança nesta sexta-feira (9/8) a exposição fotográfica “Mulher, por trás do Silêncio”, do fotografo Salveci dos Santos. A mostra também faz parte da comemoração pelos 13 anos da Lei Maria da Penha, comemorado em 7 de agosto.

A exposição tem como objetivo retratar a violência contra a mulher nos âmbitos doméstico e familiar, além de alertar a sociedade para o fato de que a violência é um mal no mundo inteiro e que as conseqüências da brutalidade são infinitas. “Esta exposição retrata a história de mulheres que foram vítimas de violência doméstica e visa destacar os cinco tipos de violência existentes e que devem ser observadas com rigor, considerando a sociedade complexa do nosso país”, pontua o fotografo Salveci dos Santos, que possui mais de 15 títulos de exposições.

O presidente da Novacap, Candido Teles, destaca que a Companhia foi a primeira empresa pública a aderir à rede “Sou Mais Mulher”, de forma que a exposição fotográfica sensibiliza e oferece um olhar diferenciado em relação à violência contra a mulher. “A violação de direitos das mulheres é um problema social e precisa ser coibido e enfrentado tanto pelo poder público quanto pela sociedade”, ressalta.

Atualmente existem 346 mulheres empregadas na Novacap, com faixa etária que vai de 18 a mais de 55 anos, enquanto são 1796 os homens no quadro da Companhia. Ou seja, um vasto universo masculino que está sendo convidado a fazer parte do enfrentamento às desigualdades de gênero.

Para Santos, a galeria de fotos busca mostrar que a mulher é vítima do ódio irracional do homem, de maus tratos que causam danos físicos, morais e até psicológicos, podendo levá-la à morte.

A portaria aderida pela Companhia em maio deste ano prevê ações conjuntas para a promoção da igualdade de gênero, enfrentamento à violência doméstica e autonomia econômica das mulheres. Para prestigiar a ação, a secretária da Mulher no DF, Ericka Filippelli, estará presente no lançamento da exposição fotográfica.

A exposição que será composta de 12 imagens 60cm x 90cm, em painéis de MDF medindo 60cm x 180cm, com parcerias da ONG FAM (Força Ativa da Mulher) e da fotógrafa Pamella Huri. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 23 de agosto, das 8h às 18h.

Serviço:

O que é: lançamento da exposição fotográfica “Mulher, por trás do silêncio”

Data/horário: 9/8/2019, às 16h

Local: hall da Galeria dos Presidentes da Novacap, sede da Companhia

* Com informações da Novacap.