09/08/2019 às 15:12, atualizado em 12/08/2019 às 14:58

Próxima parada: Samambaia

Detran nas Cidades atende mais de 4 mil pessoas nas regiões do Guará, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e Riacho Fundo

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

A ideia de levar às regiões administrativas o ônibus itinerante do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) já é um sucesso. A iniciativa, consolidada no programa Detran nas Cidades, tem como parceiros o BRB Móvel e empresas credenciadas junto ao Detran para parcelamento de taxas.

O serviço ajuda a descongestionar o movimento nos postos do Na Hora. Até agora, mais de 4 mil pessoas conseguiram regularizar sua situação junto à autarquia em menos de 30 dias. A última região administrativa que recebeu o Detran nas Cidades foi Riacho Fundo. Em três dias, foi registada uma média de 400 atendimentos.

População aprova

Paulo Victor Melo da Cruz Barbosa, 24 anos, morador do Riacho Fundo há cinco anos, soube do atendimento e foi até o local para resolver suas pendências. “Aproveitei para quitar meu débito e já retirar o documento”, conta. “O atendimento foi sensacional, rápido e prático. Agora eu posso parar em blitz sem medo”.

Paulo Victor: “O atendimento foi rápido e prático. Agora eu posso parar em blitz sem medo” | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Outro condutor satisfeito é José Pedro Mendes Alves, 56 anos, morador de Taguatinga Sul. Ele comemora: “Eu estava de folga hoje e precisava quitar o IPVA do carro, que estava atrasado. Resolvi vir aqui e foi tudo muito fácil. Vou pagar meu boleto aqui no BRB móvel e já saio com o licenciamento 2019 em mãos”.

O programa segue agora para Samambaia, uma das cidades colocadas como prioridade por ser populosa e não dispor de nenhuma sede do Detran ou posto Na Hora. A permanência por lá será de três dias: quarta-feira (14), quinta (15) e sexta (16), das 9h às 17h, com um intervalo das 12h30h às 13h30 para almoço. O atendimento será feito no estacionamento da administração local, localizado no Centro Urbano, lote 05, em Samambaia Sul.

Nova ferramenta

Com o mesmo objetivo de evitar filas nos postos do Na Hora e Detran espalhados pelo Distrito Federal, o Detran criou, na última segunda-feira (5), um portal de serviços on-line.

Por meio do site www.detran.df.gov.br, é possível realizar consultas, emitir a autorização de estacionamento para idosos, alterar endereço e fazer a autoidentificação de condutor infrator, entre outros. Porém, para alguns desses serviços, é preciso realizar a biometria.

Calendário

A fiscalização do licenciamento de 2019 seguirá o calendário definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A escala  terá início no 1º dia de cada mês, a começar por setembro, conforme o final da placa do veículo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o veículo não licenciado é considerado infração gravíssima e resulta em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.
Confira, abaixo, o calendário de fiscalização:
* Placas com finais 1 e 2 –  setembro;
* Finais 3, 4 e 5 –  outubro;
* Finais 6, 7 e 8 – novembro;
* Finais 9 e 0 – dezembro.

* Com informações do Detran/DF