10/08/2019 às 12:53, atualizado em 12/08/2019 às 08:54

Comitiva do GDF visita obra e amplia diálogo com a população em Ceilândia

População teve acesso a secretários e gestores de órgãos para fazer sugestões e pedidos de melhorias na cidade

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Fotos: Renato Alves

A integração entre secretarias e órgãos, uma das principais marcas da atual gestão do Governo do Distrito Federal, foi vista nesta sexta-feira (9) em Ceilândia. Uma comitiva formada por representantes de diferentes pastas visitou a cidade, acompanhou o andamento de obras e ouviu demandas e elogios da população. A vistoria foi coordenada pelo secretário de Governo, José Humberto Pires, por determinação do governador Ibaneis Rocha.

O grupo percorreu os setores de Automóveis e de Indústria e Materiais de Construção, a Feira da Guariroba e também conferiu o terreno onde será construída a nova Unidade Básica de Saúde (UBS), na QNR 2. O governador se juntou aos grupo na feira e, na ocasião, fez anúncios de melhorias para os comerciantes.

A Administração da cidade já tinha feito levantamento das demandas que seriam apresentadas e a convocação de parte do Governo foi de acordo com essas solicitações.

Em todos os locais, José Humberto Pires conversou com representantes da comunidade, de associações e a população. Para ouvir os pedidos e sugestões, o secretário designou, em cada um dos pontos visitados, um representante do governo.

No Setor de Automóveis, os comerciantes solicitaram a regularização do espaço. Presente ao encontro, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Mateus Oliveira, avisou que a pasta deu prosseguimento ao projeto de urbanismo da localidade, esquecido nos últimos anos.

“Resgatamos esse projeto na secretaria e recebemos a determinação do governador Ibaneis Rocha de tratá-lo com prioridade. A secretaria vai criar o projeto para a criação dos lotes e a Agência de Desenvolvimento (Terracap) fará a implantação da infraestrutura”, explicou Mateus Oliveira. O titular da pasta prometeu agilidade e um alinhamento dentro do governo para cumprir a demanda.

Em seguida, o grupo passou pela QNR 2 e viu de perto o terreno onde será construída mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O secretário Osnei Okumoto esteve atento à região que receberá o novo centro hospitalar.

De lá, o grupo visitou a obra de urbanização e mobilidade urbana nas Áreas de Desenvolvimento Econômico (ADEs) de Ceilândia, localizada no Setor de Indústrias e de Material de Construção. O local receberá investimentos na ordem de R$ 48 milhões e receberá pavimentação e rede de drenagem de águas pluviais. A drenagem da obra, que irá percorrer 9 km de galerias, está concluída. Será feito ainda 100 mil m² de asfalto ao longo de nove vias, com sinalização, ciclovias e estacionamentos, priorizando a mobilidade urbana.

Para José Humberto Pires, a ida às ruas com secretários e representantes do GDF serve para “sentir na pele o que é um governo em ação”. “É sair dos gabinetes e visitar o que está acontecendo nas ruas, ver o povo. Estamos trabalhando e trazendo melhorias para todos. [No caso da obra na ADE] É mais emprego, mais renda e desenvolvimento para a cidade”, disse.

A comitiva encerrou a visita com um passeio foi até a Feira da Guariroba. Aos comerciantes e população, o governador Ibaneis Rocha anunciou o projeto de revitalização das feiras do Distrito Federal.

Até o fim de 2019, seis espaços devem receber as melhorias. As demais feiras, em até dois anos. Os serviços envolvem mudanças de infraestrutura, como iluminação e pequenas obras, em um trabalho com as mãos da Novacap, CEB, Caesb e BRB. “Nós queremos transformar essa praia do brasiliense, que são as feiras, em um ambiente cada vez mais harmonioso”, disse o governador.

Participaram da visita à maior cidade do Distrito Federal os secretários de Obras, Izídio Santos; de Saúde, Osnei Okumoto; e de Desenvolvimento e Habitação, Mateus Oliveira; o presidente da Caesb, Daniel Rossiter; o administrador de Ceilândia, Fernando Fernandes; o diretor-presidente do DF Legal, Georgeano Trigueiro; o presidente da CEB, Edison Garcia; o diretor-presidente do SLU, Felix Palazzo; o diretor-presidente da Novacap, Cândido Teles; o secretário-executivo das Cidades, Gustavo Aires; os diretores de Urbanização e Edificações da Novacap, Luciano Carvalho e Francisco Ramos; e o diretor da Codhab, Welington Luiz.