10/08/2019 às 18:35, atualizado em 12/08/2019 às 10:02

Em visita ao Hospital da Região Leste, secretário de Saúde anuncia melhorias

Unidade receberá novo tomógrafo e pronto-socorro passará por manutenção

Por Agência Brasília *

Pacientes atendidos no Hospital da Região Leste, antigo Hospital Regional do Paranoá, serão beneficiados com a realização de diversos serviços de manutenção, além da instalação de novos equipamentos. O pronto-socorro e o centro cirúrgico passarão por reformas e na radiologia serão feitas adequações para instalação do novo tomógrafo, que permitirá aumentar em 150% a oferta de exames.

“Estamos trabalhando para assegurar atendimento de qualidade aos pacientes”, destacou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, durante visita ao hospital, neste sábado (10).

Acompanhado do secretário-adjunto de Gestão, Sérgio Luiz da Costa, o chefe da pasta percorreu diversos setores do hospital e ouviu as demandas apresentadas pela superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua.

A região receberá R$ 2,7 milhões, do total R$ 43 milhões destinados pelo Governo do Distrito Federal para intervenções na rede pública de saúde. Na emergência, a capacidade de leitos no box vai aumentar de quatro para oito. Já no centro cirúrgico, serão feitas obras de manutenção para eliminar goteiras no telhado. A revisão e modernização do sistema de ar condicionado também estão previstas.

Algumas medidas já começaram a ser implementadas. A radiologia, por exemplo, passa por reestruturação, para instalação de um tomógrafo moderno, que já foi comprado pela Secretaria de Saúde. O equipamento antigo, com pelo menos 20 anos de uso, que tem oito canais, será substituído por outro, com 80 canais.

“Hoje são feitos 520 exames por mês. Com o novo aparelho, será possível fazer aproximadamente 800”, informou a superintendente, ao destacar que o exame é fundamental na unidade, que é referência em cirurgia de coluna.

Outra boa notícia na radiologia: o novo mamógrafo já está funcionando, em fase de testes, e ficará disponível para os pacientes ainda este mês. No Hospital da Região Leste são feitos cerca de 880 exames de raios X mensais e 790 ecografias.

Na UTI, com capacidade para dez leitos, será instalada uma sala de ambiência, para acolher os familiares de pacientes internados. Uma medida já adotada com o objetivo de humanizar o atendimento aos parentes dos pacientes que ficam na UTI foi a ampliação do horário de visitas para o período das 14h às 20h.

Okumoto também visitou a Unidade Básica de Saúde nº 3, onde são atendidos 24 mil moradores do Paranoá Parque. Na UBS, que há um mês conta com farmacêutico, serão feitas intervenções para expansão da farmácia.

Com isso, destaca a diretora de Atenção Primária da Região Leste, Mirlene Guedes de Lima, será possível iniciar a dispensação de psicotrópicos na unidade. A UBS 3 conta com seis equipes de Estratégia Saúde da Família e funciona de segunda-feira a sábado.

Região Leste 

Além do hospital regional, a Região de Saúde Leste conta com 24 unidades básicas de saúde no Paranoá, São Sebastião e Itapoã, onde 62 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) atendem 160 mil pessoas. Outras quatro equipes de ESF trabalham em quatro unidades básicas de saúde prisionais, no complexo da Papuda, garantindo assistência a 40 mil internos.

A estrutura de saúde pública da região inclui, ainda, dois Centros de Atenção Psicossocial, duas policlínicas, uma Casa de Parto e uma Unidade de Pronto Atendimento, em São Sebastião.

No Hospital da Região Leste, por mês, são feitos, em média, 250 partos e 250 cirurgias. O laboratório, que atende toda a região de saúde, recebe semanalmente aproximadamente 700 amostras para exames de pacientes das unidades básicas, além do material coletado para exames laboratoriais dos 200 pacientes atendidos diariamente no pronto-socorro e ambulatório.

O laboratório conta com equipamentos, materiais e profissionais capacitados para realização de exames de hematologia, bioquímica, bacteriologia, imunologia e parasitologia.

* Com informações da Secretaria de Saúde