10/08/2019 às 22:00, atualizado em 12/08/2019 às 10:03

Escola de Planaltina diz sim à gestão compartilhada

A comunidade escolar do CED Estância III fez a escolha nas urnas. A proposta recebeu 59,69% de aprovação da comunidade escolar

Por Agência Brasília *

A decisão foi tomada após a realização de assembleia geral da comunidade escolar | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O CED Estância III é a quinta escola do Distrito Federal a aderir ao programa de gestão compartilhada, parceria entre as secretarias de Educação (SEE) e de Segurança Pública (SSP). Pais ou responsáveis, estudantes, professores e servidores fizeram a escolha neste sábado (10), em votação secreta, por meio de urna, entre 8h e 21h, na própria escola. A proposta recebeu 59,69% de aprovação da comunidade escolar.

A apuração foi feita por uma comissão formada por representantes de cada segmento da comunidade escolar envolvido no processo. A decisão foi tomada após a realização de assembleia geral da comunidade escolar, feita há uma semana. No encontro, representantes da SEE apresentaram o projeto e tiraram dúvidas dos presentes, que também puderam se manifestar.

Ao todo, 357 votos válidos foram computados, englobando alunos, pais ou responsáveis, servidores do magistério, da assistência e temporários. Deles, 263 foram favoráveis à implementação do novo modelo no colégio e 94 foram contrários.

[Numeralha titulo_grande=”1,5 mil ” texto=”É o número de alunos do CED Condomínio Estância III” esquerda_direita_centro=”direita”]

Criado em 1998, o CED Condomínio Estância III atende cerca de 1,5 mil estudantes, principalmente da região da Estância Mestre D’Armas, em Planaltina. Atualmente, a escola recebe alunos de 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, que farão parte da Gestão Compartilhada, além de ministrar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não integrará o programa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Modelo

A proposta da gestão compartilhada é a de realizar ações conjuntas para proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes da Rede Distrital de Educação do DF. Outro objetivo é promover estratégias voltadas ao policiamento comunitário e ao enfrentamento da violência escolar, além de fomentar a cultura de paz e o pleno exercício da cidadania.

Pelo modelo, a SEE seguirá responsável por toda a parte pedagógica. Aos policiais militares que serão encaminhados à unidade caberão atividades esportivas, musicais e relacionadas à cidadania, desenvolvidas no contraturno, além da parte disciplinar.

A proposta já é desenvolvida em outras cinco escolas, desde o primeiro semestre, beneficiando 7 mil alunos: CED 01 da Estrutural, CED 308 do Recanto das Emas, CED 07 de Ceilândia e CED 03 de Sobradinho.

Próximas votações

No próximo sábado (17), outras cinco escolas irão decidir sobre a implementação da gestão compartilhada: CED Gisno (Asa Norte), CEF 19 de Taguatinga, CEF 01 do Itapoã, CEF 407 de Samambaia e CEF 01 do Núcleo Bandeirante. Ao todo, elas atendem cerca de 5 mil alunos.

* Com informações da Secretaria de Educação