14/08/2019 às 11:20, atualizado em 14/08/2019 às 11:22

Exposição e lançamento de livro marcam festejos dos 160 anos de Planaltina 

Programação comemorativa é multicultural, extensa e vai até o fim do mês. Fique atento

Por Agência Brasília *

A cidade de Planaltina nasceu em 19 de agosto de 1859 como Distrito de Mestre D’armas — em homenagem a um armeiro que vivia na região. Pertencia a Formosa (GO). Em 1917, foi batizada com o nome atual.

No mês em que comemora 160 anos, a cidade mais antiga do Distrito Federal terá uma série de eventos. Na sexta-feira, 16, haverá exposição no Museu de Planaltina de fotos antigas da cidade, de eventos da região, de materiais de festas tradicionais, de roupas antigas e outros elementos culturais que foram sendo guardados e documentados ao longo desses anos.

Também será lançado o livro do professor, pesquisador e historiador Robson Eleutério. A obra História de Planaltina em documentos é resultado da seleção de fontes documentais e orais, reunidas pelo autor ao longo da última década. 

Nela, o autor remonta ao contexto histórico do Mestre d’Armas, ainda no período colonial da história do Brasil, se estendendo até o surgimento de novos bairros na cidade, na última década do século XX.

O livro está dividido em oito capítulos e inclui 160 documentos antigos, fotos, mapas e depoimentos, essenciais para a historiografia da região.

Além da exposição e do lançamento do livro, haverá – a partir das 19h -uma roda de conversa, aberta ao público, para contar histórias que aconteceram ao longo desses 160 anos.

* Com informações da Administração Regional de Planaltina