15/08/2019 às 10:34

Secretaria de Saúde oferece 19 animais para adoção

Quem tiver interesse em cães e gatos deve ir à diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), ao lado do Hospital da Criança 

Por Agência Brasília *

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal possui dez gatos e nove cães para adoção, todos sem raça definida. Este número é dinâmico, pois existe uma procura diária de pessoas interessadas pelos animais. 

Dos cães disponíveis, uma cadela está com dois filhotes, e só pode ser adotada com eles  – ou então daqui a 15 dias, quando os cachorrinhos estarão desmamados.

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O cidadão que deseja adotar um bichinho deve comparecer à Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), órgão da pasta, portando documento de identificação com foto. 

É necessário ter mais de 21 anos de idade e assinar um termo de responsabilidade comprometendo-se a cuidar bem do animal.

Quem adotar precisa realizar exames anuais, aplicar as vacinas necessárias e administrar vermífugo, além de remédio contra pulga, carrapato e repelente de flebótomo (inseto transmissor do protozoário Leishmania chagasi, causador da leishmaniose visceral). Também é necessário se comprometer a alimentá-los bem, cuidando com carinho.

No momento da adoção, o novo responsável receberá as orientações quanto à guarda responsável pelos animais domésticos e sobre as medidas de prevenção e controle de doenças.

Quando chegam à Dival, os animais ficam em observação por dez dias e são vacinados contra a raiva antes de serem entregues. Os cães também fazem testes para identificar possíveis casos de leishmaniose.

“Adotar um animal é coisa séria, pois ele viverá, em média, 15 anos e precisará de cuidados veterinários, atenção e amor”, explica o gerente de Zoonoses da Dival, Jadir Costa.   


Serviço

Adoção de cães e gatos

Mais informações: (61) 2017-1342

Visitação: De segunda a sexta-feira

Horário: das 8h às 17h

Local: SAIN – Estrada Parque Contorno, Lote 4, ao lado do Hospital da Criança


* Com informações da Secretaria de Saúde-DF