17/08/2019 às 14:37, atualizado em 17/08/2019 às 20:14

Sejus Mais Perto do Cidadão facilita vida de moradores de São Sebastião 

A cidade recebeu sexta edição do programa que leva serviços do Governo do Distrito Federal às regiões administrativas. A próxima será na Estrutural

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília

A sexta edição do programa Sejus Mais Perto do Cidadão leva serviços do Governo do Distrito Federal para perto da população de São Sebastião até o fim da tarde deste sábado (17). Moradores da cidade têm a oportunidade de emitir documentos, resolver pendências e acesso a informações importantes de órgãos públicos do GDF. Desde o início do ano, mais de 22 mil pessoas foram atendidas. E a próxima parada será na Estrutural. 

“A cada edição percebemos o aumento da participação popular, temos a adesão de outras secretarias e de parceiros da iniciativa privada. Nossa ação tornou-se um grande evento, com quase todo o governo envolvido”, disse Gustavo Rocha, secretário da Sejus. E nela estiveram todos os setores da Sejus, além das secretarias da Saúde, Juventude, Educação, Segurança Pública, das Mulheres, e muitos outros órgãos. Em seu discurso, o governador Ibaneis Rocha disse que “esta integração do GDF vai transformar a vida das pessoas”.

[Olho texto=”Chegou a hora de organizar a cidade, a vida dos moradores, dos comerciantes para que possam investir mais na cidade. Tenho certeza que em pouquíssimo tempo os resultados vão aparecer” assinatura=”Ibaneis Rocha, governador do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

O chefe do Executivo exaltou os avanços na região e anunciou investimento na regularização de áreas ocupadas ilegalmente. “Estou muito feliz de voltar e ver como as coisas estão acontecendo. Temos que avançar cada vez mais. Chegou a hora de organizar a cidade, a vida dos moradores, dos comerciantes – para que possam investir mais na cidade. Tenho certeza que em pouquíssimo tempo os resultados vão aparecer”, disse. 

Em relação à Secretaria de Segurança Pública, uma boa notícia: os índices de criminalidade reduziram em 30%. “Aqui, infelizmente, ao longo dos anos, foi lugar onde a criminalidade sempre grassou, com muitos usuários de drogas e pessoas vendendo na região. Tenho pedido à Polícia Militar, Polícia Civil e ao secretário Anderson Torres para que a gente dê paz à população. Esse resultado ainda não é o que buscamos, queremos mais”, afirmou o governador. 

O evento marcou a inauguração do quinto centro de inclusão digital com computadores fornecidos pelo GDF. “O Telecentro vai permitir que as pessoas mais idosas tenham acesso às tecnologias”, explicou Gustavo Rocha, titular da Sejus. Outra novidade é uma unidade do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na cidade. Segundo a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a intenção é levar visitantes para conhecer cachoeiras, a área rural e o artesanato local. 

Além disso, o administrador regional de São Sebastião, Alan Valim, informou que o programa Água Legal está prestes a ser executado, levando água potável a todos. 

Serviços 

No pátio da Administração Regional de São Sebastião, os moradores têm, no projeto itinerante, a possibilidade de fazer diversos documentos, como Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, entre outros. Além disso, a população pode esclarecer dúvidas relacionadas ao direito do consumidor com o Procon. Os servidores da Secretaria de Saúde fazem testes de glicemia e aferição da pressão arterial, e a Defensoria Pública contribui com informações jurídicas. 

Cláudio de Jesus, 40 anos, mostra Carteira de Trabalho feita no evento. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Cláudio de Jesus, por exemplo, refez documentos que havia perdido, em especial a Carteira de Trabalho. Ele também aproveitou para fazer exames e medir a pressão arterial. “Eu achei muito bom trazer tudo isso até aqui. Ajuda o povo, que é quem precisa”, elogiou o homem de 40 anos.

O aposentado Juvenal Moura, 72 anos, diz que conseguiu resolver quase toda a vida no evento. Fez testes de saúde que procurava há tempos, como HIV e hepatite, passou por orientação jurídica e aproveita para dar um tapa no visual. Ao cabeleireiro, avisa: o cabelo é rebelde. Ele mora em São Sebastião desde 2003.

Quem também aproveitou foi a cuidadora Cláudia da Silva, 38 anos. Ela chegou cedo ao local e correu para levar o filho, Wesley, 10 anos, para fazer exame oftalmológico. “É legal ver que pensaram em quem não tem tempo durante a semana, permitindo que a gente tivesse acesso aos serviços no sábado”, disse a mulher.

Na fila para atendimento pela equipe de odontologia, Patricia Abreu, 28 anos, levou seus dois filhos para o primeiro check-up. Foi acolhida e ficou muito agradecida.

Neste sábado, representantes do governo compareceram em peso. O vice-governador Paco Britto, ao lado de sua esposa Ana Paula Hoff, circulou pelos serviços e interagiu com os moradores. Também estiveram presentes os secretários Anderson Torres, de Segurança; Ericka Filippelli, da Mulher; Severino Cajazeiras, de Atendimento à Comunidade; Dilson Resende, de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Leo Bijos, de Juventude; Vitor Paulo, de Relações Institucionais; e Eduardo Zaratz,  de Desenvolvimento Social.  Além do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional  (Codhab), Wellington Luiz.  


Outras ações

Na Hora – Mais uma vez o Na Hora foi um dos estandes mais procurados, atendendo 1.387 pessoas com serviços de emissão de documentos e de demais órgãos que atuam em suas unidades. O Procon também atuou para orientar consumidores.

Crianças e adolescentes – Nesta edição do programa em São Sebastião, além da grande quantidade de pessoas, muitas iniciativas contemplaram crianças e adolescentes. Tudo foi possível pela parceria bem sucedida com a administração local que, além das ações da Sejus para esse público, reforçou as atividades com esportes, ações culturais e refeição.

Nova parceira do evento, a Secretaria da Juventude levou ao local um estande do Centro de Juventude com demonstração do trabalho dos centros que estão localizados na Ceilândia, em Samambaia e Estrutural, com cursos para jovens de 15 a 29 anos através do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (IECAP). São vários cursos, incluindo cuidados com idosos e culinária sustentável.

Da iniciativa privada, o Colégio Sagrado Coração de Maria, da Asa Norte, ocupou um estande para demonstrar ali um pouco da alquimia da fábrica de sabões que funciona no colégio. O sabão produzido é utilizado para lavar o próprio colégio. Uma parceria com a Caesb ajuda no armazenamento do produto. Iniciativa que pode ser útil para aprendizado e subsistência das famílias. Essa ação já participou do Green Movie.

Direitos Humanos – Profissionais prestaram orientação e distribuíram material informativo sobre prevenção à violência e direitos da comunidade LGBT, direitos das pessoas com deficiência e população em situação de rua.

Corte de cabelo – Mais de 200 pessoas aproveitaram o evento para cortar o cabelo, serviço oferecido gratuitamente para a comunidade, por meio de uma parceria com o Senac.

Prevenção ao uso de drogas – Oferta de oficina de grafite, apresentação do Hip Hop contra as drogas, aula de jiu-jítsu e museu das drogas.

Reeducandos – Produtos fabricados nas oficinas das unidades prisionais e de panificação e hortaliças produzidos no sistema socioeducativo foram vendidos. Foram vendidos 82 kits de hortaliças nos dois dias e 63 itens da panificação (bolo, pães e salgados). Já no estande da FUNAP, 168 pessoas visitaram o local e conheceram os artesanatos e produtos produzidos nas oficinas da Fundação.

Feira de talentos – Seis mulheres participantes do programa da Sejus que busca empoderar economicamente mulheres vítimas de violência puderam vender seus produtos no evento. No total, arrecadaram R$ 1.432,55, com a venda de 192 produtos.

Ouvidoria – As ouvidorias da Sejus e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPTDFT) acolheram sugestões dos cidadãos presentes. A Ouvidoria da Sejus recebeu 14 manifestações, sendo 10 reclamações, 1 elogio, 1 solicitação e 2 sugestões; fez 60 abordagens com cidadãos explicando o que é Ouvidoria, entre outros.

Parcerias

Foram parceiros desta da Sejus, as secretarias da Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão; Saúde, Segurança, Turismo, Desenvolvimento Social, Juventude e de Atendimento à Comunidade. Serviço de Limpeza Urbana -SLU; Companhia Energética de Brasília – CEB; Companhia de Saneamento Ambiental do DF- Caesb; Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN; Polícia Civil do DF; Polícia Militar do DF; Corpo de Bombeiros; Banco Regional de Brasília – BRB; Correios; Defensoria Pública da União; Defensoria Pública do DF; Superintendência Regional do Trabalho; Polícia Rodoviária Federal; Superintendência do Sistema Penitenciário; Tribunal Regional Eleitoral; Receita Federal; Transporte Urbano do Distrito Federal; INSS; Justiça Federal; Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios; Ministério Público do DF e Territórios; Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB; Fundação Regional de Assistência Oftalmológica (FRAO) e Administração Regional de São Sebastião