19/08/2019 às 15:26

Quantidade de hectares incendiados no DF dobra. Bombeiros mostram como evitar focos

Corporação atende 15 chamados por dia: de janeiro a julho, foram 3.104 ocorrências de incêndios florestais; no ano passado, 2.465

Por Agência Brasília *

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal atendeu 3.104 ocorrências de incêndios florestais de janeiro a julho deste ano. Um média de quinze por dia. O número é maior do que o registrado pela corporação no mesmo período do ano passado, quando houve 2.465 ações dos profissionais. 

O grande volume de chuvas no começo deste ano contribuiu para o aumento significativo da área de verde no cerrado – o que, no período de estiagem, cresce a possibilidade de queimadas.

“Houve o aumento da área da massa de vegetação, que neste período torna-se mais suscetível a incêndios”, explica o comandante especializado do CBMDF, coronel Álvaro Albuquerque.

Pelos cálculos do CBMDF, no período acima o Distrito Federal teve um total de 3.035,57 hectares de área queimada. No ano passado, no mesmo período, foram 1.436,41 hectares.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Como forma de prevenir os incêndios florestais, a corporação realiza uma série de atividades por meio da Operação Verde Vivo, colocada em prática anualmente. Porém, a participação da população ainda é a primordial no combate às queimadas.

“Alguns comportamentos ainda permanecem, como fogueiras mal condicionadas ou limpeza de terreno com uso de fogo. Mas, em 20 anos de dedicação à área ambiental, percebo que a população está mais consciente e é perceptível a mudança de comportamento”, relatou Albuquerque.


Os cuidados 

O CBMDF listou o que é necessário para coibir incêndios florestais:

 – Retirar toda a vegetação no local em que fizer fogueiras, inclusive deixar um espaço maior do que a área que será utilizada;

– Não atear fogo para limpeza de terrenos, lixo ou resto de podas de árvores;

Brasília, DF, Brasil 30/8/2017 Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.  A falta de chuva na cidade tem como consequência o aumento de incêndios em áreas de mata. Às 11 horas desta quarta-feira (30), o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para combater uma queimada na Floresta Nacional de Brasília.   Leia a matéria no site da Agência Brasília:  www.agenciabrasilia.df.gov.br/2017/08/30/com-umidade-do-a...

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

– Após fumar, apagar o cigarro e descartá-lo em local adequado;

–  Ao identificar um incêndio, procurar um local seguro, distante do fogo e da fumaça. Ligar para o 193 e indicar o local exato do incêndio, se possível, com pontos de referência. 


Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A Operação Verde Vivo é executada em quatro fases. A primeira delas ocorre entre abril e maio. Nesta etapa a corporação foca na conscientização da comunidade, em especial dos moradores de áreas rurais. É também o período em que bombeiros são capacitados para atuar no combate a incêndios no Cerrado.

Na segunda fase, os militares ficam de prontidão para o combate às chamas. A terceira fase – que compreende os meses de agosto a outubro – é a mais crítica, pois compreende o período de estiagem, em que as queimadas tendem a aumentar. 

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A partir deste estágio, as unidades do Corpo de Bombeiros ficam mobilizadas para o atendimento a casos de incêndios no Cerrado. Em novembro, com o início das chuvas, ocorre a desmobilização gradual das equipes destacadas exclusivamente para as queimadas. 


Palestras

O CBMDF ainda disponibiliza um telefone para agendamento de palestras sobre o tema.

[Olho texto=”3901.2930″ assinatura=”Número de telefone para agendamentos de palestra do CBDF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Fazemos visitas em escolas, em condomínios, para fazer orientações quanto às causas e cuidados, e como proceder em casos de incêndios florestais”, lembra Albuquerque.

Mas este trabalho faz parte da fase da desmobilização, após novembro.


* Com informações da Secretaria de Segurança Pública-DF