20/08/2019 às 16:32, atualizado em 20/08/2019 às 16:42

Torre de TV Digital poderá receber nome de Oscar Niemeyer

Secretaria de Turismo participou de audiência pública na CLDF, onde tramita projeto que pode assegurar a homenagem

Por Agência Brasília *

“Vejo essa homenagem como um reconhecimento merecido”, frisou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça | Foto: Divulgação / Secretaria de Turismo

A Torre de TV Digital poderá receber o nome de Oscar Niemeyer, autor do monumento. A sugestão de alteração foi discutida durante audiência pública realizada nesta terça-feira (20) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Todos os que compareceram ao debate aprovaram a alteração.

O texto foi proposto pelo presidente da CLDF, Rafael Prudente, e ainda deverá ser apreciado pelo plenário da Casa. “Achamos mais do que justa essa homenagem. Não tem como falar de Brasília sem falar de Lucio Costa e Oscar Niemeyer. Não temos nenhum monumento em Brasília que leve o nome de Niemeyer”, argumentou o presidente da CLDF.

Além do presidente da CLDF, participaram da audiência a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça; o ex-presidente da Terracap Antônio Gomes Filho; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Daniel Mangabeira; a neta de Niemeyer e presidente da Fundação Oscar Niemeyer, Ana Lúcia Niemeyer; o bisneto do arquiteto Carlos Ricardo Niemeyer; e o jornalista, ex-secretário de Cultura e autor do livro A flor do Cerrado, José Silvestre Gorgulho.

“Eu vejo essa homenagem como um reconhecimento merecido”, destacou a secretária Vanessa Mendonça.

De acordo com ela, a Secretaria de Turismo tem trabalhado para que a Torre Digital se torne um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília. “Estamos reestruturando nossos monumentos. Chamo todos para participarem desse movimento de valorização da nossa cidade. Precisamos direcionar esforços para nossa torre. Ela é uma obra monumental. Assim como Brasília, ela é impactante”, frisou a chefe da pasta.

Daniel Mangabeira destacou a importância do arquiteto para a história da arquitetura mundial e também defendeu que o reconhecimento é necessário. “Niemeyer é uma das maiores personalidades que esse país já teve. A alteração do nome é extremamente benéfica, inclusive para a nossa cultura”, disse o presidente do CAU.

“Ao colocar o nome de Niemeyer na Torre, estamos homenageando todos aqueles que contribuíram para que aquela obra fosse finalizada”, comentou Carlos Ricardo Niemeyer, um dos bisnetos do arquiteto.

“A população chama a torre de Oscar Niemeyer. Esse movimento consolida o pensamento do povo brasiliense”, comemorou, emocionadamente, Ana Lúcia Niemeyer.

“O Oscar Niemeyer é o arquiteto mais importante do século XX. Essa homenagem talvez não seja do tamanho da obra dele, mas é uma homenagem que bate no coração da cidade e no coração de quem ama Brasília”, pontuou José Silvestre Gorgulho.

Turistas

Em breve, a Secretaria de Turismo irá inaugurar um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Torre Digital. Será o primeiro a ser voltado para o trabalho de designers gráficos, de interiores e de produtos.

O Centro de Atendimento ao Turista da Torre de TV Digital é concebido pela união de três agremiações do setor: a Associação dos Designers Gráficos do DF (Adegraf), a Associação dos Designers de Produtos do DF (Adepro) e a Associação Brasiliense de Designers de Interiores (Abradi).

 

* Com informações da Secretaria de Turismo.