21/08/2019 às 15:00, atualizado em 21/08/2019 às 15:47

CEB e Secretaria de Obras assinam convênio para revitalizar iluminação em Taguatinga

Emendas parlamentares reforçam orçamento da pasta

Por Agência Brasília *

Edison Garcia assina convênio ao lado de Rafael Prudente (ao centro) e Izidio Santos | Foto: Divulgação / CEB

O presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia, e o secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Izidio Santos Junior, assinaram na manhã desta quarta-feira (21/8) convênio que viabiliza o repasse de recursos financeiros à CEB para pagamento dos custos de obras de revitalização da iluminação pública em Taguatinga. A verba, que soma R$ 576,5 mil, é proveniente de emenda parlamentar do deputado distrital Rafael Prudente (MDB), presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Prudente, que compareceu ao ato de assinatura do convênio, na sede da CEB, destinou R$ 800 mil por meio de emenda ao orçamento do DF. Todo o dinheiro será empregado em obras e demais ações que visam melhorar a iluminação pública naquela região administrativa.

“Espero que este seja o primeiro de muitos contratos em parceria com a CEB. Já temos uma série de recursos para melhorias em outras regiões administrativas aqui do DF e esperamos, ao longo do nosso mandato, melhorar a iluminação pública da nossa cidade, em especial nas áreas mais carentes, trocando a iluminação convencional por lâmpadas de LED. E, com isso, melhorar a segurança pública e o ambiente onde as pessoas convivem todos os dias”, afirmou o deputado.

O contrato para realização dessas obras prevê melhorias na iluminação entre as quadras QNM 34 e QNM 38 e nos campos sintéticos da QNL 03/05, em Taguatinga Norte, e da QNM 36/38, no setor M Norte. Essas são as áreas que mais demandam revitalização da iluminação pública na cidade.

O secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Izidio Santos Junior, comemorou a destinação da emenda do deputado para as melhorias de iluminação. “Os recursos da emenda viabilizarão a execução de obras importantes para a região de Taguatinga. Com esse esforço conjunto – parlamentar, CEB e Secretaria de Obras – a maior beneficiada é a população do DF”, afirmou Izidio.

Já o presidente da CEB enfatizou a importância da parceria com parlamentares para reforçar o orçamento do programa de iluminação pública. “Esse é um projeto muito importante para a cidade. Os recursos da emenda do presidente da Câmara, Rafael Prudente, se destinam a Taguatinga, na M Norte, e também vão atender quadras esportivas naquela cidade. É com muita alegria que a gente vê mais um projeto de iluminação pública sendo executado, já que a luz é um instrumento de proteção do cidadão e de redução da sensação de insegurança”, observou.

O convênio entre a Secretaria de Obras e a CEB prevê o repasse de recursos financeiros para pagamentos dos custos com obras de expansão, implantação e melhorias no sistema de iluminação pública e vale para todo o Distrito Federal. Também assina o contrato o diretor-técnico da CEB, Paulo Afonso Machado, que chefia justamente a área responsável pela execução das obras.

 

* Com informações da Companhia Energética de Brasília.