21/08/2019 às 14:07

DER/DF libera fluxo em retorno na BR-020 e retira quebra-molas

A obra vai proporcionar maior fluidez a 85 mil motoristas que trafegam por este trecho da rodovia diariamente

Por Agência Brasília *

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) concluiu na tarde de ontem (20) a realocação do retorno na BR-020, em frente ao Supermercado Comper, sentido Planaltina/Plano Piloto. No fim da tarde os servidores do departamento finalizaram a instalação dos últimos balizadores no local.

Às 20h o trânsito no retorno foi liberado pelo diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Junior e pelo secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro. As autoridades foram pessoalmente retirar o quebra-molas existente na pista sentido Brasília.

“Nós sempre estudamos a melhor maneira de proporcionar mais fluidez no trânsito. E este retorno mais à frente vai viabilizar aos motoristas que vem de Planaltina seguir o fluxo sem desacelerar, o que acontecia ao passarem pelo quebra-molas, bem como quem faz o retorno poder seguir pela faixa de aceleração”, explicou Nacfur.

A retirada da lombada vai desafogar o trânsito neste trecho, por onde passam aproximadamente 85 mil motoristas por dia. Por causa do dispositivo e do engarrafamento no retorno, nos últimos meses foi registrado fluxo intenso no horário de pico da manhã, entre 6h30 e 8h30h.

O engenheiro Fábio Silva passa todos os dias pelo local neste horário e conta como a retirada do quebra-molas melhorou o fluxo na região. “É incrível como uma simples ondulação retarda o trânsito, causando um engarrafamento enorme. Eu perdia 15 minutos todos os dias por causa disso”, desabafa.

A frentista Roseli de Jesus elogiou a ação do DER. “Ainda bem que o órgão está sempre atento às situações de trânsito, avaliam as melhores ações e viabilizam sempre o melhor para todos”, destacou. “Tanto quem vem neste sentido de Planaltina como quem faz a conversão para pegar a via será beneficiado, sem prejudicar o fluxo”, concluiu Roseli.

A decisão

O quebra- molas foi construído pelo DER/DF há aproximadamente três meses para reduzir o alto número de acidentes que ocorria no local e até que o departamento finalizasse o estudo de trânsito, que tinha por objetivo definir de forma definitiva a melhor estratégia para proporcionar fluidez com segurança para os motoristas daquela região.

Finalizado o estudo, o DER/DF concluiu que a realocação do retorno mais à frente não só iria resolver o problema do engarrafamento que a lombada gerava nos horários de pico, como também proporcionaria fluidez no tráfego dos motoristas que fazem a conversão para pegar a rodovia no sentido Plano Piloto.

* Com informações do DER/DF