21/08/2019 às 16:42, atualizado em 21/08/2019 às 18:53

GDF Presente prepara área rural do Lago Norte para época de chuvas

Foram construídos 16 bolsões de contenção de água no Núcleo Rural do Palha, com o objetivo de evitar danos e transtornos

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Escavação dos bolsões teve como base estudos da topografia da área e análises sobre probabilidade de chuvas, bem como relatos de moradores e frequentadores do núcleo rural | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

O período chuvoso tem início em meados de setembro, e todo cuidado é pouco na iminência da próxima estação. Por isso, o GDF Presente, em parceria com a Administração Regional do Lago Norte, está atento para evitar possíveis transtornos decorrentes de fenômenos naturais no Núcleo Rural Córrego do Palha, área de Cerrado bruto. Foram construídos e reformados na região 16 bolsões com a função de receber e conter a água da chuva, de forma que o volume não escorra de pontos mais elevados com muita intensidade.

A ideia é impedir danos a residências, vias e outras edificações. As obras nos bolsões do núcleo rural foram finalizadas nesta terça-feira (20).

O engenheiro civil responsável pelas obras, Guilherme Rodrigues Ferreira, explica que a área tem características que demandam atenção especial. “Estamos nos precavendo para que os transtornos não venham. Com essas ações a comunidade pode ficar sossegada”, garante o especialista.

A escolha dos pontos para a abertura dos bolsões teve como base estudos da topografia da área e análises sobre probabilidade de chuvas, de forma que as estruturas foram abertas estrategicamente. A equipe de engenharia civil também levou em conta o depoimento de moradores e frequentadores do núcleo rural.

O presidente da Associação de Moradores do Núcleo Rural Córrego do Palha (Aspalha), Flávio Carvalho, conta que a época de chuva sempre significou preocupação e prejuízos. “Era muito difícil transitar naquela área. As crianças tinham dificuldade para chegar às escolas, era um caos. Com essas obras esperamos ter tranquilidade. Eles [equipe do GDF Presente] vêm fazendo um excelente trabalho e já estão atuando há bastante tempo na nossa região”, relata o morador.

O programa GDF Presente disponibilizou três máquinas escavadeiras, quatro caminhões trucados e dez operadores de máquinas para os serviços. Para realizar o trabalho, a equipe se uniu aos funcionários da gerência de obras e engenheiros da Administração Regional do Lago Norte.

O coordenador do Polo Central Adjacente 1 do GDF Presente, Alexandro César, explica que a parceria fortalece as administrações e traz resultados rápidos e efetivos. “O nosso objetivo é empoderar as regiões administrativas. Dessa forma, o povo pede e a gente consegue atender o mais rápido possível”, resume.

Caso seja necessário, novas intervenções serão feitas pelas equipes do GDF Presente.