23/08/2019 às 18:40, atualizado em 23/08/2019 às 19:54

É tempo de ação na Candangolândia

GDF Presente chega pela primeira vez à cidade e ajuda a administração regional a colocar tudo em ordem

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Não é difícil encontrar uma placa do GDF Presente acompanhada de uma equipe trabalhando pelas regiões do Distrito Federal. Mas a cidade contemplada da vez foi Candangolândia. O lançamento do programa foi feito nesta quinta-feira (22) e já atendeu a diversas solicitações da comunidade, como recapeamento, tapa buracos, poda de árvores, pintura de faixas, capinagem e recolhimento de entulhos.

Taxista e morador da Candangolândia há 35 anos, Valderi Bezerra de Souza falou à reportagem da Agência Brasília sobre o trabalho que tem sido feito pelo GDF. “Não tem como você promover algum tipo de obra sem que cause transtorno, mas o benefício vale a pena. Tudo que está sendo feito na Candangolândia é digno de elogio. Quem não vê que o pessoal está trabalhando só pode ser cego.”

O sucesso das ações se deve, em grande parte, à parceria firmada pelo governo do Distrito Federal (GDF) junto à Secretaria Executiva das Cidades, à Secretaria de Governo, à Administração Regional da Candangolândia, à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), ao Sistema de Limpeza Urbana (SLU) e à Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe).

Faixa novinha em folha na rua Israel Pinheiro, ao lado da Administração Regional da Candangolândia | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Em apenas dois dias de trabalho foram desobstruídas e higienizadas 200 bocas de lobo. Também foram aplicadas oito toneladas de massa asfáltica e recolhidas mais de 68 toneladas de entulho. Caminhões-pipa contribuíram para a limpeza de seis paradas de ônibus e três praças localizadas nas entrequadras. Já o Detran continua realizando pinturas das faixas horizontais e executando a troca de sinalizações verticais que estavam em fase de degradação.

Maria de Fátima Souza, moradora da Candangolândia há 37 anos, também falou à reportagem sobre a importância do reforço da pintura e do cuidado com as placas. “Eu quase fui atropelada ao atravessar essa faixa. Estava com o maior medo de passar por aqui. Agora está tudo demarcado e bem visível”, conta.

O mutirão do GDF Presente trabalha na região até a próxima quarta-feira (28). Em seguida a equipe de trabalho parte para a cidade de Vicente Pires.