23/08/2019 às 11:06, atualizado em 23/08/2019 às 11:21

Embaixada de Portas Abertas: programa une Benin e escola pública de Brazlândia

Estudantes aprenderam sobre a história e a geografia daquele país e tiveram contato com a cultura, a tradição, a arte, o turismo e a culinária

Por Agência Brasília *

Estudantes da Escola Classe 09 do ensino público de Brazlândia visitaram, nesta quinta-feira (22), a embaixada do Benin. A atividade marca o início do ciclo semestral do Programa Embaixada de Portas Abertas, promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI-DF), pela Secretaria de Educação (SEEDF) e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

Os 25 alunos do 5º ano do ensino fundamental – e a vice-diretora, Michelle Ferreira, e duas professores – foram recepcionados pelo primeiro-secretário Vital Kiti. Nenhum dos visitantes havia conhecido a representação diplomática do governo beninense.

Durante a visita, eles aprenderam sobre a história e a geografia daquele país e tiveram contato com a cultura, a tradição, a arte, o turismo e a culinária. Os participantes também conheceram a estrutura física e organizacional da embaixada.

Essa foi a 63ª visita realizada pelo Programa Embaixada de Portas Abertas, que acontece desde maio de 2015 na capital federal.

A iniciativa visa promover um intercâmbio cultural para as escolas públicas situadas em áreas de vulnerabilidade social no Distrito Federal com as representações diplomáticas e os organismos internacionais sediados em Brasília.

Visita de retorno
Após receber os alunos em sua representação, a embaixada participante do programa compromete-se a também conhecer a escola, na chamada “visita de retorno”. 

Nela, os alunos, junto do apoio do corpo docente, apresentam sua escola e promovem atividades sobre os aprendizados da relação cultural e diplomática entre o país visitado e o Brasil. 

No caso da Escola Classe 09 e da Embaixada do Benin, a visita de retorno acontecerá no próximo dia 17 de setembro.

* Com informações da Secretaria de Relações Internacionais