23/08/2019 às 14:42

Inscrições para a rede pública começam no final de setembro

Primeira etapa será apenas pela internet; inscrições pelo 156 começam em outubro

Por Agência Brasília *

As inscrições para novas matrículas na rede pública de ensino do Distrito Federal para o ano letivo de 2020 vão começar no dia 25 de setembro e serão realizadas inicialmente pelo site da Secretaria de Educação, em link que será divulgado na data. Pela internet, os novos estudantes devem se inscrever até o dia 24 de outubro. Todos os novos alunos interessados devem possuir CPF.

Já pela central 156, na opção 2, as inscrições para novas matrículas terão início no dia 1º de outubro e seguirão até o dia 24 de outubro, mesma data em que serão finalizadas as realizadas pelo site. O cadastramento e a triagem de novos estudantes com deficiência serão realizados no mesmo período, na coordenação regional de ensino mais próxima da casa ou do trabalho dos pais ou responsáveis.

Segundo a diretora de Acompanhamento da Oferta Educacional (Diofe/Suplav), Pollyana Cardoso, é importante que os interessados em matricular os filhos na rede pública do DF efetuem a inscrição dentro dos prazos estipulados pela Secretaria de Educação.

“Esse período é importante para que façamos o planejamento do ano letivo de 2020, já que a Secretaria de Educação atende todos aqueles que procuram vagas no ensino público”, explica.

Com o total de novos inscritos na rede pública para 2020, a secretaria realiza o cruzamento das vagas disponíveis na rede com as solicitadas e a alocação dos novos estudantes em unidades próximas ao CEP informado no momento da inscrição. “Já no período de vagas remanescentes, que geralmente é aberto após esse planejamento prévio, fica mais difícil conseguir vagas próximas do local  indicado pelo CEP”, frisa Pollyana.

O resultado das inscrições para novas matrículas está previsto para ser divulgado em dezembro, no site da Secretaria de Educação. Já a efetivação da matrícula deve ser realizada em janeiro de 2020, na escola em que o interessado foi contemplado. As vagas remanescentes devem ser abertas apenas após a efetivação das matrículas dos estudantes inscritos no período correto.

Confira aqui outras informações sobre novas matrículas. http://www.se.df.gov.br/novas-matriculas/

EJA

Para maiores de 15 anos que deixaram de estudar e queiram continuar os estudos em 2020, as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto pela internet quanto pela central 156, terão início em 25 de outubro e seguirão até o dia 1º de novembro.

Todas as regionais de ensino ofertam 1º, 2º e 3º segmentos, para promover o acolhimento das pessoas que se afastaram da escola na idade regular.

CIL e educação profissional

As inscrições para os Centros Interescolares de Línguas (CIL) para o primeiro semestre de 2020 estão previstas para o dia 22 de novembro, para estudantes matriculados na rede pública. Já para a educação profissional, aqueles que quiserem se inscrever para os editais que serão divulgados devem observar a data do dia 19 de novembro.

Renovação e remanejamento

Os procedimentos realizados internamente pelas escolas também têm data marcada. A renovação de matrículas dos estudantes que estão na rede pública de ensino deve ser feita entre os dias 2 e 11 de outubro, na unidade de ensino em que o aluno está matriculado.

Confira aqui todo o procedimento. http://www.se.df.gov.br/renovacao-de-matricula-2/

Já o remanejamento escolar está previsto para começar no dia 21 de outubro, seguindo até o dia 1º de novembro. No remanejamento, o estudante regularmente matriculado na rede pode solicitar mudança para outra unidade escolar.

A solicitação deve ser feita diretamente na Secretaria da escola em que o aluno está matriculado, optando pela unidade para a qual deseja ser remanejado. O remanejamento de estudantes com deficiência está previsto para os dias 1º a 11 de outubro.

Confira aqui mais informações sobre o remanejamento escolar. http://www.se.df.gov.br/remanejamento-escolar-3/

* Com informações da Secretaria de Educação