26/08/2019 às 21:55, atualizado em 27/08/2019 às 09:29

Feirantes são homenageados em sessão solene na Câmara Legislativa do DF

Data dos representantes do setor é festejada em plenário lotado. Paco Britto garante melhorias para o setor ainda neste semestre

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

Solenidade na CLDF simbolizou apoio do GDF às feiras, “a praia do brasiliense” | Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

A revitalização de todas as feiras do Distrito Federal, sob responsabilidade do GDF, está prevista para começar neste semestre. Na iminência dos trabalhos, a necessidade de melhoria no setor foi vocalizada pelo vice-governador do DF, Paco Britto, ao discursar na Câmara Legislativa (CLDF) para um plenário lotado de feirantes que acompanharam, nesta segunda-feira (26), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Feirante. A iniciativa foi do deputado distrital João Cardoso.

Paco Britto lembrou que os benefícios já são sentidos por feirantes e frequentadores das feiras. “As feiras da Ceilândia e de Vicente Pires, por exemplo, já contam com wi-fi grátis, a primeira medida de valorização do nosso governo. O benefício vai ser implantado em todas as feiras”, garantiu o vice-governador.

O governo ainda está fechando o cronograma de obras e o programa deve ser lançado nos próximos dias, como informou o vice-governador. Além disso, acrescentou Paco, o Banco de Brasília (BRB) vai fornecer máquinas para pagamento com cartão como forma de facilitar a vida de consumidores e feirantes. Para ele, a sessão é uma merecida homenagem, pois o feirante faz a ponte entre o campo e a cidade.

“O governador Ibaneis gosta de dizer que a feira é a praia do brasiliense. Eu concordo com ele”, finalizou Paco.

De acordo com o deputado João Cardoso, no Distrito Federal existem 40 feiras permanentes, incluindo as dos produtores, além de 30 itinerantes. Outro dado importante é que 30 mil pessoas são empregadas nesse setor.

“A sessão tem a finalidade de reconhecer o trabalho de cada feirante, que começa antes mesmo de o dia nascer, com a escolha dos produtos que serão expostos à venda e na montagem das barracas”, explicou o parlamentar.

Depoimentos

Os presentes à solenidade puderam acompanhar um vídeo com depoimentos de feirantes de diversas feiras do DF. Entre os vários pontos abordados pelos entrevistados, destaque para a responsabilidade do fornecimento de produtos de boa qualidade e procedência ao consumidor final; a confraternização com o cliente; o reconhecimento da categoria que “acorda muito cedo”; o fortalecimento e a valorização desse público; e o reconhecimento da importância desta atividade comercial e cultural para o DF.

João Cardoso lembrou que existem 40 feiras permanentes no DF | Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

Entre os temas discutidos, propostas como rever a legislação sobre despesas com água e luz; permissão de músicas ao vivo nas feiras permanentes; privatização das feiras; garantia de banheiros de qualidade; locais adequados nas proximidades das feiras para abrigar familiares dos feirantes; e segurança de modo geral.

Representante do DF Legal, Cláudio Caixeta também participou do evento e falou sobre a parceria com as administrações regionais com vistas à fiscalização e à organização das feiras. Também compuseram a mesa a deputada federal Paula Belmonte e os deputados distritais Sardinha e Jorge Vianna; o presidente da Associação dos Feirantes do Plano Piloto, Roberto Pereira Vilela; o diretor do Conselho Comunitário da Asa Norte e prefeito das Quadras 403 e 404 Norte, Dilson Rosa; e o secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras.

Além dos já citados, prestigiaram a sessão comemorativa o secretário de Relações Internacionais, embaixador Pedro Luiz Rodrigues, e a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, entre outros.