26/08/2019 às 14:54, atualizado em 26/08/2019 às 16:47

Servidores do Hospital Regional de Ceilândia são homenageados

Sessão comemorativa ao 38° aniversário do HRC teve como destaque o reconhecimento do trabalho dos funcionários da unidade

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

Durante a solenidade, foram homenageados os 200 servidores do HRC | Fotos: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Os 200 servidores do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) foram os grandes homenageados, na manhã desta segunda-feira (26), durante a sessão solene comemorativa ao 38° aniversário da unidade hospitalar. Ao longo da solenidade, moções de louvor foram entregues aos funcionários que colaboraram com melhorias ao local.

Presente ao evento, o vice-governador Paco Britto também recebeu homenagens pelos relevantes serviços prestados ao Distrito Federal. “Em nome do governador Ibaneis, quero parabenizar não só os homenageados, mas os 1.900 servidores que atuam diariamente na Saúde e no atendimento à população”, valorizou Paco.

O vice-governador destacou a importância da política de humanização do atendimento. Também fez questão de ressaltar o compromisso do GDF em priorizar o setor, com a contratação de novos servidores e o investimento nas construções e nas reformas pontuais nas unidades hospitalares.

Força-tarefa

Presidindo a sessão solene, o deputado Jorge Vianna se referiu ao HRC como “hospital referência no DF, graças ao trabalho árduo dos servidores”. Em seguida, aproveitou para anunciar que a diretoria do hospital, por meio de uma força-tarefa, vem diminuindo as filas de pacientes operados. “Não existe fórmula certa, mas pílulas para resolver os problemas”, resumiu.

Segundo o deputado, o impacto na taxa pelo tempo de ocupação dos pacientes nas unidades hospitalares é muito alto. Ele citou a taxa de ocupação de casos de pacientes que permanecem na UTI por não terem garantia imediata de fazer hemodiálise. “São R$ 5 mil a diária, e uma sessão de hemodiálise custa R$ 500”, lembrou.

“O hospital é referência de trauma”, lembrou o superintendente da Região de Saúde Oeste, Roberto dos Reis Ferreira Cortes. “São cinco, seis, sete pacientes de emergência para serem operados de imediato. Aqui, são 200% de capacidade, pois são dois hospitais na estrutura de um. Em 50 dias trabalhando [na unidade], eu não vi ninguém virar as costas [para os pacientes].”

Para o diretor de Atenção Primária, Maurício Fiorenza, o desafio é grande. Ele ressaltou que saúde pública carece de múltiplos fatores para que se possa atender com excelência à população. “Tenho visitado todas as unidades”, afirmou.

Reconhecimento

Entre os servidores homenageados, estava a técnica em enfermagem Agrícia Lourdes dos Santos Machado, de 47 anos, que recebeu o certificado das mãos do vice-governador. Ela já atuou no pronto-socorro do HRC, unidade onde trabalha há 24 anos, 22 dos quais dedicados ao setor de aleitamento materno.

A técnica em enfermagem Agrícia dos Santos Machado recebe uma condecoração pelos 24 anos dedicados ao hospital

“Também sou enfermeira formada e dou aulas, e essa moção representa o reconhecimento do meu trabalho”, comentou Agrícia, reiterando a dedicação ao trabalho como uma característica comum aos servidores daquela unidade.

Prestigiaram o evento o secretário de Relações Internacionais, embaixador Pedro Luiz Rodrigues; o diretor hospitalar do HRC, Amilton Pereira Bueno e o diretor-regional de Atenção Especializada, Lucimir Henrique Pessoa, além de médicos; servidores do HRC, membros do Conselho de Saúde, representantes do núcleo de atendimento pré-hospitalar Oeste do Samu e lideranças comunitárias.