27/08/2019 às 10:20, atualizado em 27/08/2019 às 10:21

Hospital da Região Leste aumenta número de exames radiológicos

Reparos na estrutura e reforço de profissionais contribuíram para os resultados. Além disso, o novo mamógrafo já está funcionando, em fase de testes

Por Agência Brasília *

O Hospital da Região Leste (HRL, antigo Hospital do Paranoá) tem registrado um aumento significativo no número de exames ofertados pela Radiologia. Em agosto, subiu em 25% a oferta de exames de radiografias. Também foi dobrada a quantidade de marcações para ecografias eletivas, registrando mais de 600 por mês – antes, eram feitas em torno de 500.

O crescimento no número das ecografias eletivas ofertadas representou um salto de 65% para 77% da capacidade máxima. Quanto aos procedimentos de radiografia, os percentuais de funcionamento estão em 98% da capacidade total. Os resultados foram possíveis depois que o Núcleo de Radiologia do HRL passou por reparos físicos recentes em sua estrutura.

“O contrato de manutenção predial ativo possibilitou a adequação do espaço físico. Além disso, a equipe também foi reforçada com alguns profissionais oriundos do Instituto de Saúde. Com isso, ampliamos a disponibilidade de exames e acessos a um serviço de qualidade”, ressaltou a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua.

[Olho texto=”O contrato de manutenção predial ativo possibilitou a adequação do espaço físico. Além disso, a equipe também foi reforçada com alguns profissionais oriundos do Instituto de Saúde.” assinatura=”Raquel Bevilaqua, superintendente da Região de Saúde Leste” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com o chefe no Núcleo de Radiologia do HRL, João Marcos de Menezes, também houve melhorias no fluxo dos exames, o que tem aumentado a produção deles. “Vimos que dois terços da demanda são da própria urgência do hospital. Às vezes, pediam tomografias e radiografias para um paciente, sendo que a tomografia é suficiente. Com isso, diminuímos os exames da urgência e aumentamos as eletivas”, explicou.

Além disso, o novo mamógrafo já está funcionando, em fase de testes, e ficará disponível para os pacientes ainda neste mês. No Hospital da Região Leste são feitos cerca de 880 exames de Raio X mensais e 790 ecografias. No total, a Radiologia do HRL realiza mais de 4.800 exames de imagem por mês, dentre eles: ecografias, Raio X, tomografias, mamografias, radiografias panorâmicas e ecocardiogramas.

Tomografia
O próximo desafio do HRL é aumentar o número de tomografias. Para o chefe do Núcleo de Radiologia, a maior expectativa para o segundo semestre deste ano são os benefícios do novo tomógrafo, que permitirá aumentar em 150% a oferta de exames.

“Dispomos de um aparelho, mas ele é antigo. O que estamos prestes a receber será um dos melhores. É fundamental para nosso hospital, uma vez que somos referência em cirurgia de coluna no DF”, lembrou Menezes.

O equipamento antigo, com pelo menos 20 anos de uso, tem oito canais, e será substituído por outro com 80 canais. Hoje, são feitos 520 exames por mês. Com o novo aparelho, será possível realizar aproximadamente 800 exames mensais.

*Com informações da Secretaria de Saúde