27/08/2019 às 11:12

Saúde compra 1.282 próteses mamárias e sutiãs de adaptação

Com isso, deve ser zerada a fila de 517 mulheres mastectomizadas que esperam – algumas desde 2013 – pelas peças  

Por Agência Brasília *

A Secretaria de Saúde recebeu 641 próteses mamárias externas e 641 sutiãs para adaptação, destinados a atender 517 mulheres que aguardam em fila, muitas desde 2013. Os itens estão sendo entregues após avaliação e respeitando a ordem de registro na lista de espera.

Foram adquiridas 206 unidades de próteses mamárias externas tipo gota e em igual quantidade os sutiãs para adaptação de prótese mamária tipo gota. 

E mais 435 unidades tipo triangular, com a mesma quantidade de sutiãs para adaptação de prótese do mesmo tipo. Essa quantidade refere-se à primeira execução da ata vigente n° 456/2018. Cada prótese custou R$ 120; cada sutiã, R$ 84,30.

Foto: Mariana Raphae/Secretaria de Saúde-DF

A distribuição de todas as órteses e das próteses ambulatoriais para reabilitação física exige avaliação do usuário no Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses.

“Após esse procedimento, os pacientes que necessitarem do material serão cadastrados e receberão o item à medida que estiver disponível na rede, respeitando a ordem de pacientes em lista”, explica a subsecretária de Logística, Mariana Mendes Rodrigues.

 Aumento da autoestima
Para a gerente de Oncologia da Secretaria de Saúde, Érica Batista, a chegada dessas próteses é de extrema importância, do ponto de vista psicológico, para as pacientes mastectomizadas. “Aumenta a autoestima delas e também a adesão ao tratamento”, detalha.

As próteses são utilizadas por mulheres que precisaram retirar a mama em razão de um câncer. Segundo o painel de Oncologia do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 1.863 mulheres estão em tratamento da doença no DF. Porém, nem todas precisam ser mastectomizadas.

* Com informações da Secretaria de Saúde-DF