28/08/2019 às 16:10

Brasília sedia brasileiro de canoagem velocidade e paracanoagem 

Medalhistas Isaquias Queiroz, Erlon de Souza e Luis Carlos Cardoso estarão competindo no Lago Paranoá, neste fim de semana

Por Agência Brasília *

Pelo menos 460 atletas estão confirmados no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que ocorrerá de quinta (29) a domingo (1/9), no Lago Paranoá. 

O evento vai reunir os melhores atletas do país. Destaque para os medalhistas mundiais Isaquias Queiroz e Erlon Souza. Isaquias ganhou o ouro inédito para o Brasil no C1 1000m, no Mundial na Hungria, e o bronze no C2 1000m, fazendo dupla com Erlon. 

Na Paracanoagem, os favoritos são também os  medalhistas mundiais Luis Carlos Cardoso e Caio Ribeiro.

Para o secretário de Esporte do Distrito Federal, Leandro Cruz, o campeonato chega para mostrar o  potencial de Brasília para receber eventos náuticos. “O Paranoá é excelente para para a prática de esporte de alto rendimento”, comenta ele. 

Fotos: Confederação Brasileira de Canoagem

A última vez que a capital recebeu campeonato foi em 1989. Segundo a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), participarão 40 associações e clubes de canoagem de várias partes do Brasil, que disputarão 300 provas nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Junior, Sênior, Master, além da Paracanoagem.

Para os atletas locais, será uma grande oportunidade de divulgar a modalidade no Distrito Federal. “Além do potencial físico, temos grande capacidade atlética e técnica na base escolar e também na paracanoagem. É uma grande oportunidade de difundir a modalidade aqui”, comentou Paulo Salomão, atleta e chefe de equipe da paracanoagem do DF.

Medalhistas da paracanoagem

Os medalhistas mundiais Luis Carlos Cardoso e Caio Ribeiro vêm da Hungria direto para Brasília. Ambos garantiram classificação paralímpica ao Brasil para Tóquio 2020 com Fernando Rufino e Débora Raíza. Eles não subiram ao pódio, mas ficaram entre os seis colocados nas suas categorias e carimbaram mais duas vagas para o país.

Para Luciano Pereira, atleta candango que briga por uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, na classe K1, disputar um campeonato no local em que se treina dá uma motivação especial. “É um presente. Por isso, vamos entrar ainda mais forte”, prometeu.

O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem com apoio da Federação Brasiliense de Canoagem e parceria da Secretaria de Esporte de Esporte e Lazer, por meio de fomento por emenda parlamentar.


Serviço

Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem

Data: 29 de agosto a 1 de setembro de 2019

Horário:  das 7h às 18h

Local: Lago Paranoá. As provas serão entre a Ponte das Garças e o  Clube Nipo, no Setor de Clubes Esportivos Sul.

A entrada é gratuita


* Com informações da Secretaria de Esportes