29/08/2019 às 09:11, atualizado em 29/08/2019 às 09:12

Jardim Botânico ganha reforço para o combate aos incêndios florestais

Caixa d´água de 40 mil litros atenderá área de 25 mil hectares, incluindo a APA Gama-Cabeça de Veado

Por Agência Brasília *

Um reservatório de água com capacidade para 40 mil litros acaba de ser instalado na Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília. A caixa d’água atenderá toda a Área de Proteção Ambiental (APA) Gama-Cabeça de Veado, que abriga 25 mil hectares e engloba a Fazenda Água Limpa, o Jardim Botânico de Brasília e a Reserva Ecológica do IBGE. 

A iniciativa faz parte do esforço do governo em combater os incêndios florestais com maior efetividade e integra as ações do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif) do DF.

Este é o segundo reservatório instalado em áreas de proteção ambiental consideradas estratégicas.  A primeira foi a Floresta Nacional de Brasília e a próxima será a Área Alfa da Marinha. 

Foto: Secretaria do Meio Ambiente

A previsão é que até o início de 2020, dez Unidades de Conservação recebam os equipamentos doados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federa (Caesb), também responsável por sua instalação.

De acordo com a diretora-executiva do JBB, Aline De Pieri, o reservatório dará uma maior eficácia ao trabalho de bombeiros, brigadistas e voluntários. “Com certeza ganharemos tempo durante o combate ao fogo e sabemos que qualquer minuto pode ser fundamental para evitar grandes destruições”, reforçou.

Foto: Secretaria do Meio Ambiente

O secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, comemora o êxito da parceria com a Caesb e alerta que os maiores causadores de focos de incêndio no DF são as queimas de lixo e de podas de árvores. 

“Esse ano é perigoso. Por mais paradoxal que seja, quando chove temos mais material orgânico – portanto, combustível – para ocorrências maiores. Nossa meta é diminuir a área de queimadas em 2019, em relação aos outros anos”, afirma.


Serviço

Em caso de incêndio, ligar para:

162 (Ibram) – para denúncias de crime ambiental

193 – (Corpo de Bombeiros) – para combate a focos


* Com informações da Secretaria de Meio Ambiente/Jardim Botânico de Brasília