30/08/2019 às 09:30, atualizado em 30/08/2019 às 10:46

Abertas as inscrições para oficinas de produção de livros artesanais

Com recursos do FAC, iniciativa vai garantir publicação gratuita de trabalhos de poetas da cidade. E 20% das vagas são reservadas a pessoas com deficiência

Por Agência Brasília *

Um livro produzido com o autor e não apenas para o autor. Com uma proposta diferente, o projeto Do poema ao livro, promovido pelo Coletivo/Editora AVÁ, vai selecionar 30 artistas do Distrito Federal para construírem suas próprias obras artesanalmente. 

A ação é voltada a poetas que moram na periferia da capital e não possuem publicações no mercado. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet, de 1º de setembro a 13 de outubro.

Foto: Coletivo/ Editora AVÁ

Segundo a idealizadora do projeto, Natália Cristina Aniceto, o objetivo é ampliar o acesso à literatura, ao mesmo tempo em que é dada uma oportunidade para os autores se apropriarem da cadeia produtiva do livro. 

“A ideia é ser uma grande incubadora de novos poetas editores. Há uma lacuna no que se refere a cursos para a produção de livros autorais/artesanais, em especial de obras literárias poéticas. Na periferia, então, ela é maior”, analisa Natália Cristina. 

Ao longo de quatro meses, serão oferecidas seis oficinas, distribuídas em 14 encontros presenciais. Durante as aulas, são trabalhadas todas as etapas para produção de um livro de forma artesanal: da diagramação editorial para publicações desse tipo, passando pelas partes componentes de um livro, à estamparia botânica para produção das capas.

E ainda tem aulas para encadernação, registro do livro, papel do escritor na cena da produção literária independente e vivências em grupo. Os livros são confeccionados com materiais reutilizáveis.

O curso, que usa recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF), será ministrado no CEU das Artes – Centros de Artes e Esportes Unificados do Recanto das Emas, entre março e junho de 2020. 

[Olho texto=”Os artistas não têm condições financeiras para se publicarem. É um processo caro e de difícil acesso” assinatura=”Natália Cristina Aniceto, idealizadora do projeto” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As aulas também contarão com atendimento especializado para pessoas com deficiência, que têm 20% das vagas reservadas. 

Ao fim da ação, cada autor contemplado, terá 40 exemplares de sua obra finalizados e uma coletânea em edição de luxo com poesias de todos os poetas participantes do projeto. O lançamento será feito em dois Saraus, com presença da poetisa Marina Mara e do Poeta Marcos Fabrício.

Para participar, o artista tem que ter acima de 14 anos e enviar 30 poemas em arquivo único, formato Microsoft Word (.docx), odt, além do comprovante de residência atualizado (digitalizado ou fotografado) ou declaração de próprio punho. 

Mais informações estão disponíveis no edital.


Coletivo/ Editora AVÁ 

Nascido em Brasília, em maio de 2016, o Coletivo/ Editora tem como missão socializar a cadeia produtiva do livro, proporcionando a apropriação de todo processo de editoração, publicação e distribuição, colocando o autor ou a autora como sujeito de sua produção artística de forma integral. Despertar a criatividade e a autoria, presentes em toda pessoa, como aspecto fundamental da construção da identidade complementam o objetivo da organização.


Serviço

Do poema ao livro – Produção de livros artesanais/autorais

Inscrições: de 01/09 a 13/10. | Resultado: 18/11 | Aulas: 07/03/2020 a 24/05/2020

Local das aulas: CEU das Artes Recanto das Emas

Quanto: Inscrições gratuitas.

Confira o edital aqui.

Inscrições aqui, a partir de 1º de setembro/19


* Com informações do Coletivo/ Editora AVÁ