01/09/2019 às 17:59, atualizado em 01/09/2019 às 18:22

Brasilienses e turistas prestigiam troca da bandeira

Cerimônia militar recebe ação da Secretaria de Turismo desde o início do ano

Por *Agencia Brasília

Brasília 01.09.2019//Cerimônia de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes.Foto Luís Tajes/Setur-DF

Cerimônia de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes. Foto: Luís Tajes/Setur-DF

A Praça dos Três Poderes recebeu mais uma edição do programa “Manhã Cívica – Brasília: O Brasil começa aqui”, realizado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF). Lançado no início do ano, o programa associa atrações turísticas à cerimônia militar de hasteamento da Bandeira do Brasil, realizada todo primeiro domingo do mês.

O evento, em parceria com as Forças Armadas e entidades públicas e privadas, tem atraído cada vez mais público.  “O Turismo Cívico tem uma grande capacidade de unir as pessoas. Com essa ação, estamos mostrando para o Brasil e para o mundo a grandiosidade e beleza que temos, e que Brasília é muito mais do que as pessoas pensam”, disse a secretaria de Turismo, Vanessa Mendonça.

A Marinha foi a responsável pela solenidade e levou equipamentos  que ficaram expostos e a Banda do Corpo de Fuzileiros Navais. Conhecida pelas suas gaitas de fole, os 96 músicos fizeram evoluções durante a  apresentação. “Este evento transmite um sentimento cívico muito forte. Além de contribuir para o turismo e para a geração de empregos, transmite os valores da nação”, comentou o comandante da Marinha, almirante Ilques.

[Olho texto=”O Turismo Cívico tem uma grande capacidade de unir as pessoas. Com essa ação, estamos mostrando para o Brasil e para o mundo a grandiosidade e beleza que temos, e que Brasília é muito mais do que as pessoas pensam” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A médica Viviane Cunha, que costumava frequentar a solenidade quando era criança, levou seus filhos e o marido pela primeira vez. “Quando eu vinha não tinha quase ninguém. Era só o desfile militar, os tiros e o hasteamento. Hoje senti uma outra emoção e tenho certeza que trarei amigos e parentes que moram fora para prestigiar”, comentou.

“Todo primeiro domingo do mês estamos com a Secretaria de Turismo e é muito importante para nós promover ações de lazer, de educação e de saúde para comerciários e dependentes. Dessa forma, agregamos valor a este dia que já faz parte do calendário cívico do DF ”, afirmou o diretor regional do Sesc, Marco Túlio Chaparro.

Para o presidente da Fecomércio, Francisco Maia, a Manhã Cívica está surtindo efeito. “Antes era um evento só das Forças Armadas. A tendência é que, em pouco tempo, seja um dos grandes eventos da cidade”, pontuou. “Estou encantada. Vou conversar com os hoteleiros para a gente também contribuir e estar presente de uma forma mais concreta”, exclamou a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do DF (Abih-DF), Adriana Pinto.

 Além do Sesc e da Fecomércio, a TCB, a Caesb, o Sindicato de Guias de Turismo do DF e o sistema Viibra (Visitação Institucional Integrada em Brasília), grupo formado por órgãos públicos que abrem as portas para visitas em suas sedes, são parceiros do programa.

*Com informações da Secretaria de Turismo