03/09/2019 às 18:30, atualizado em 03/09/2019 às 18:31

Forças de segurança do DF atuarão de forma integrada no Desfile da Independência

Haverá linhas de revista e objetos proibidos no evento a ser realizado neste sábado (7)

Por Agência Brasília *

Toda a área da região central e da Esplanada dos Ministérios será monitorada pelo centro de gestão compartilhada, que reúne 21 órgãos, instituições e agências do GDF | Foto: Tony Winston / Agência Brasília

As forças de segurança do Distrito Federal atuarão, de forma integrada, nas atividades de apoio ao Desfile Cívico Militar do dia 7 de setembro, quando se celebra a independência do Brasil. Intervenções no trânsito serão realizadas pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e pelo Departamento de Trânsito (Detran/DF) nas cercanias da Esplanada dos Ministérios, palco da cerimônia cívico-militar.

Já o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuará com pontos de atendimento no local, enquanto a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) reforçará o efetivo da 5ª Delegacia de Polícia. A unidade de segurança pública é responsável pela área onde será realizado o evento.

Todo o ato será monitorado, em tempo real, por meio de câmeras de videomonitoramento distribuídas na área central de Brasília. A imagens captadas serão enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF).

O centro de gestão compartilhada reúne 21 órgãos, instituições e agências do Governo do Distrito Federal voltadas para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização. Além das instituições, representantes do governo federal também participarão do monitoramento no núcleo de trabalho.

Para o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres, a estrutura é essencial em grandes eventos, assim como o trabalho conjunto dos órgãos envolvidos. “Há semanas os órgãos envolvidos se preparam com planejamento técnico para entregar o melhor apoio operacional no dia 7 de setembro. É um evento de significado importante e que merece contribuição à altura. Concomitantemente acompanharemos tudo em tempo real do Ciob, que cada vez mais se mostra necessário e estratégico dentro das políticas preventivas no segmento”, observou.

Trânsito

Os dois sentidos da Esplanada dos Ministérios serão fechados a partir das 5h de sábado (7). A via S1 estará bloqueada a partir da L2 sul, para onde o trânsito será desviado. A alça leste da Rodoviária do Plano Piloto estará liberada para o trânsito de ônibus coletivo público.

No mesmo horário a via N1 será fechada a partir da L4 Norte, próximo ao Batalhão do Corpo de Bombeiros. As vias N2 e S2 estarão liberadas para o trânsito de veículos e os estacionamentos poderão ser utilizados. Intervenções pontuais e rápidas serão necessárias na via N2, mas apenas para passagem de carros blindados.

Revistas

Policiais militares estarão em toda a área central para garantir a ordem pública e a segurança dos frequentadores. Haverá linhas de revista proximidades da Catedral, na altura da Alameda das Bandeiras e próximo às escadas dos ministérios, nos dois lados na Esplanada. As três primeiras escadas a partir do Ministério da Justiça estarão interditadas. O quadrante entre o Teatro Nacional e a L2 Norte estará reservado para os ônibus que levarão participantes ao desfile.

“Todo o público que entrar na região da Esplanada dos Ministérios passará pelas linhas de revista da Polícia Militar. Esse procedimento é importante para a segurança do público e do evento”, explicou chefe do Departamento Operacional da PMDF, coronel Agrício da Silva.

Não será permitido portar objetos perfurantes ou cortantes como vidros, fogos de artifício, hastes para bandeiras e qualquer outro material que possa causar ferimentos. Outra restrição é o uso de drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada.

Casos de ocorrências policiais serão centralizados na 5ª Delegacia de Polícia, responsável pela área.

Itens proibidos:

– Fogos de artificio e similares;
– Armas em geral;
– Apontador a laser ou similares;
– Artefatos explosivos;
Sprays e aerossóis;
– Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar ou não bandeiras, cartazes etc;
– Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade;
– Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo;
– Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira;
– Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo;
– Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (a exemplo: tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas);
– Quaisquer outros itens por motivo de segurança;
– Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24 hs da operação, pela PMDF e/ou SSP/DF e/ou GDF.

Cuidados necessários

O Distrito Federal permanece com baixa umidade, sol forte e temperaturas elevadas. Em razão disso o CBMDF recomenda o uso de roupas leves, protetor solar, bonés e chapéus para quem for assistir ao desfile.

“Também sugerimos que o público tome bastante água. O clima está muito seco. O cuidado deve ser redobrado com crianças e idosos. É interessante também levar sombrinhas sem pontas para se proteger do sol”, explicou o representante do Serviço Operacional de Informação Pública (Soinp), capitão Wilson Sousa Mendes.

Equipes da corporação estarão em diferentes pontos da Esplanada e podem ser acionadas para atendimentos. Haverá ainda um posto de comando para atendimento pré-hospitalar, incêndio e salvamento. Em caso de qualquer emergência, autoridades orientam ligar no 193.

 

* Com informações da Secretaria de Segurança Pública