05/09/2019 às 12:00, atualizado em 06/09/2019 às 17:05

Empregados do BRB são homenageados na Câmara Legislativa

Durante cerimônia que comemorou os 53 anos da instituição financeira, resultados positivos ganham destaque como impulsionadores de expansão regional

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

Durante a solenidade, foram anunciados resultados que valorizam a atuação do BRB como fomentador do desenvolvimento econômico| Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Os empregados do Banco de Brasília (BRB) foram o destaque da sessão solene que comemorou os 53 anos da instituição financeira, na noite de quarta-feira (4), no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Presidida pelo deputado distrital Rodrigo Delmasso, a cerimônia também foi palco para as homenagens do BRB aos funcionários do conglomerado que contribuíram com projetos importantes para o resultado positivo do banco no primeiro semestre deste ano.

Além de diretores, superintendentes, conselheiros, gerentes e empregados do BRB, participaram do evento os secretários André Clemente (Economia); Everardo Gueiros (Projetos Especiais); Vanessa Mendonça (Turismo) e Léo Bijos (Juventude). Também estiveram presentes o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev/DF), Ney Ferraz Júnior; a presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF), Denise Fonseca, e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/DF), Dionyzio Klavdianos.

Instituição sólida

“Parabenizo o presidente [do banco] Paulo Henrique Costa e os empregados, que hoje recebem esta merecida moção em reconhecimento [ao fato de o BRB] ser o banco de fomento e de desenvolvimento social e humano da nossa capital”, ressaltou o vice-governador Paco Britto, que, no evento, representava o governador Ibaneis Rocha.

 “Temos feito a nossa parte para superar o desemprego no DF”, declarou Paulo Henrique Costa. “Nosso compromisso é construir uma instituição forte e protagonista, mas isso é só o começo”.  A meta, destacou, é estender a abrangência do banco para além dos limites do DF.

“Posso afirmar que as pessoas estão recuperando a autoestima e a vontade de ficar e crescer [no banco]”, disse o deputado Rodrigo Delmasso. “Nesta gestão, valoriza-se o empregado”. O distrital ressaltou o empenho da atual diretoria do BRB em desenvolver estratégias de mercado para ampliar a atuação do banco.

Ações de destaque

Com uma sólida história na capital federal e uma carteira diversificada de negócios, o BRB abriga quase três mil empregados ativos, mais de 120 pontos de atendimento, cerca de 140 correspondentes bancários e milhares de clientes.

Segundo Paulo Henrique Costa, o BRB, somente no primeiro semestre deste ano, injetou R$ 2 bilhões em créditos. O programa Feira Legal abriu diversas linhas de crédito para os feirantes, com o objetivo de gerar emprego e renda. Ainda nesse primeiro semestre, o banco abriu a renegociação das dívidas com quase seis mil servidores que, até então, estavam enquadrados no mercado como “superendividados”.

Também figura como trabalho de grande projeção do BRB uma parceria que, estabelecida com a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), vai possibilitar a construção de dois novos setores habitacionais, a expansão do Guará e do Noroeste e o reforço na infraestrutura de Vicente Pires.

Outras melhorias registradas em ações do banco são obras de drenagem e pavimentação, aprimoramento de redes de água e esgoto e de iluminação pública. O BRB também apoia projetos nas áreas de esporte, cultura, educação, arte e empreendedorismo no DF.