05/09/2019 às 19:14

Paco Britto recebe no gabinete o embaixador do Cazaquistão

Em visita de cortesia, o diplomata ratifica convite ao GDF para participar de um fórum mundial de turismo naquele país

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

O embaixador da República do Cazaquistão, Kairat Sarzhanov, esteve na tarde desta quinta-feira (5/9), no Palácio do Buriti, em visita de cortesia ao vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto. No encontro, o diplomata ratificou convite ao Governo do Distrito Federal para participar da 8ª Cúpula Global de Turismo Urbano da Organização Mundial de Turismo naquele país. O evento ocorrerá em outubro.

Durante a audiência, o embaixador propôs ainda que, no próximo ano, Brasília seja sede desse fórum. “Brasília é uma cidade linda. Gosto muito dessa cidade”, elogiou. Paco Britto prontamente agradeceu a indicação. “O GDF fica honrado e será um prazer ser anfitrião desse grande evento”, frisou o vice-governador.

Entre outros assuntos, foi tratado ainda sobre uma parceria para o projeto Escola Intercultural Bilíngue (EIB) na rede pública de ensino, cujas tratativas seguem em andamento com o país.

O objetivo do projeto é favorecer o intercâmbio cultural entre estudantes brasileiros e estrangeiros, seja de forma presencial ou virtual, bem como o fortalecimento do ensino médio no Distrito Federal. As embaixadas da Espanha e da França, por exemplo, já firmaram compromisso dessa parceria com o GDF.

Outro destaque da conversa foi sobre um protocolo de intenções, assinado entre Brasília e a capital do Cazaquistão, para trabalhar e desenvolver oportunidades de cooperação e trocas de experiências entre as capitais. O intuito do protocolo é estreitar ainda mais essas oportunidades e, no encontro, foi falado em dar seguimento às ações propostas.

Também participaram do encontro a secretária adjunta de Relações Internacionais do Distrito Federal, Renata Zuquim; o assistente do embaixador, Darkhan Torekhanov e a secretária Diana Serikova. Paco Britto agradeceu a visita da comitiva asiática presenteando o embaixador com o livro Flor do Cerrado, obra que trata sobre todas as fases da construção da Torre Digital da capital.