05/09/2019 às 14:35

Telhado do Hmib passa por manutenção e reparos

A laje está sendo impermeabilizada para evitar problemas com as chuvas

Por Agência Brasília *

Todo o telhado do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) está sendo substituído e a laje passa por impermeabilização. O objetivo é prevenir os efeitos das chuvas, que se aproximam.

As telhas quebradas, rachadas ou trincadas estão sendo trocadas, como é o caso da radiologia, cuja cobertura foi bastante danificada pelas últimas chuvas. Além da troca das telhas, os barriletes (tubulações de reservatórios) de água também estão sendo substituídos por novos.

Durante o último período chuvoso, que durou até abril deste ano, foram várias as intercorrências, alagamentos e prejuízos. O tomógrafo, por exemplo, precisou ser protegido por capas de plástico para não ser danificado pelas goteiras, prejudicando o andamento normal dos exames.

A ala A da pediatria, onde ficam os pacientes com problemas respiratórios, sempre alagava quando chovia, causando transtornos, diversos pontos de mofo e acabava impactando no atendimento.

Transtornos

Em abril deste ano, por causa de uma chuva torrencial, “a Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias (Udip) ficou completamente alagada e os corredores foram inundados. A água escorria pelas paredes, causando preocupação e transtorno aos pacientes, acompanhantes e servidores”, recorda o gerente de Apoio Operacional do Hmib, Thiago Bicalho.

Toda essa manutenção será muito importante para os pacientes e servidores, afirma ele. “Os benefícios serão imensos, visto que vai prevenir infiltrações nos setores internos, danos a equipamentos, material hospitalar e mobiliário, além de afetar a conservação da pintura das paredes. Tudo isso vai proporcionar um ambiente muito melhor para todos”, explica Bicalho.

A previsão é de que a troca do telhado esteja concluída em até 15 dias, caso não haja nenhum percalço.

* Com informações da Secretaria de Saúde