06/09/2019 às 18:24, atualizado em 06/09/2019 às 18:34

Semana do Cerrado será aberta neste domingo no Jardim Zoológico de Brasília

Evento vai até 14 de setembro e tem como ponto alto o Dia Nacional do Cerrado

Por Agência Brasília *

Teatro de Arena do FJZB está pronto para a abertura do evento | Foto: Divulgação / Secretaria de Meio Ambiente

O Teatro de Arena do Jardim Zoológico foi pintado e restaurado para abrigar neste domingo, (8/9), entre 10h e 16h, a abertura da Semana do Cerrado 2019, que tem como ponto alto o Dia Nacional do Cerrado, no dia 11. Coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o evento conta com a parceria de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal, do setor produtivo e da sociedade civil organizada, com o objetivo de promover a conscientização ambiental da população sobre a importância do bioma do Cerrado. O titular da Sema, Sarney Filho, e a diretora-presidente do Zoo, Eleutéria Guerra, participam do evento.

Com o tema “Cidades Sustentáveis” neste ano, a Semana do Cerrado foi instituída e incluída no calendário oficial de eventos do Distrito Federal em 2012. O primeiro dia da programação, que segue até o dia 14, traz para a população do DF atrações variadas, voltadas a adultos e crianças. O Zoológico preparou apresentações artísticas, oficinas, exposições de fotos e pinturas, entre outras atividades, com o apoio de Polícia Militar Ambiental, Caesb, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Emater, Embrapa Cerrados, Brasília Ambiental, UnB e SLU.

As crianças poderão participar de atividades circenses, teatro, contação de histórias e brincadeiras com fantoches. Há ainda a “Exploração pelo Mundo Animal” por sete tendas temáticas (carnívoros, savana, aves e tráfico de animais, herbívoros, répteis e América) com amostras de espécies e informações sobre reabilitação de animais pelo Zoológico.

Zoológico possui uma área de 139,7 hectares | Foto: Divulgação / Secretaria de Meio Ambiente

A ONG Programando o Futuro participa com uma estação de metarreciclagem que ficará disponível para a coleta de equipamentos eletroeletrônicos e de informática.

Jardim Zoológico

O zoológico possui uma área de 139,7 hectares, 12 dos quais exclusivamente destinados à produção de alimentos dos animais, o que garante mais um selo de qualidade para a instituição. No restante dos hectares estão distribuídos os recintos de animais, o Museu de Taxidermia, o parque para camping, playgrounds, lagos artificiais, áreas de passeio, estacionamentos, lanchonetes e outras dependências. São 1,4 mil animais – 217 espécies de aves, répteis, mamíferos e artrópodes.

Criada antes mesmo da fundação da capital, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) sempre foi um local prazeroso para entretenimento, lazer e esporte. Tem o privilégio de ser a primeira instituição ambientalista criada no Distrito Federal.

Foi Inaugurada no dia 6 de dezembro de 1957 e desenvolve ações voltadas para a defesa e preservação da fauna e flora brasileira. É um órgão da administração indireta vinculada à Sema.

Uma das ações de grande reconhecimento é o trabalho de conservação e pesquisa, o que contribui para preservação de animais ameaçados de extinção. Quanto ao desenvolvimento científico, o Zoo de Brasília trabalha em parceira com entidades renomadas como a Universidade de Brasília (UnB), a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o Instituto Federal de Educação Teológica (IFTB), entre outras.

Serviço:

O que: abertura Semana do Cerrado 2019

Quando: domingo (08/09)

Onde: Jardim Zoológico de Brasília (Avenida das Nações, Via L 4 Sul s/n – Candangolândia)

Horário: das 10h às 16h

 

* Com informações da Secretaria de Meio Ambiente e do Jardim Zoológico de Brasília