07/09/2019 às 17:05, atualizado em 09/09/2019 às 21:45

Esporte para pessoas com deficiência marca reta final do Na Praia 2019

Primeira-dama do DF, Mayara Noronha remou com jovens atletas no feriado da Independência

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Mayara (boné preto) remou com jovens do projeto neste sábado de feriado | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

A primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, participou neste sábado (7) de um aulão gratuito de canoagem para pessoas com deficiência. O evento ocorreu no Na Praia, estrutura montada às margens do Lago Paranoá.

Além da paracanoagem as atividades contemplaram outros esportes com estruturas adaptadas, como SUP, frescobol e tiro com arco. A iniciativa é viabilizada pela Associação de Paracanoagem de Brasília e reúne diferentes grupos divididos em aulas de 40 minutos.

Leia trambém:
Na Praia Social recebe alunos da rede pública

“Como governo devemos incentivar iniciativas como a de hoje e garantir a acessibilidade para a população. Todo movimento nesse sentido é benquisto”, disse Mayara Noronha, que mais cedo também participou do desfile de 7 de Setembro ao lado do marido e governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

A primeira-dama dedicou agradecimentos aos responsáveis pelo evento. “Gostaria de parabenizar também os organizadores do Na Praia por darem essa oportunidade”, acrescentou.

| Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Após conversar com os presentes, a primeira-dama foi às águas do Lago Paranoá e praticou canoagem junto a jovens como Mateus Moreira, de 19 anos.

A acessibilidade é um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) trabalhados no Na Praia para tornar o evento reconhecido internacionalmente por práticas sustentáveis. Trata-se de uma iniciativa particular que tem duração de três meses.

Na sua quinta edição na Capital Federal, esse ano a estrutura homenageia a cultura mexicana. As diversas atrações (shows nacionais, teatro, dança, gastronomia, esportes ao ar livre e exposições culturais, entre outros) começaram em junho e terminam neste domingo (8/9).