09/09/2019 às 15:33, atualizado em 09/09/2019 às 16:40

Curso capacita profissionais em gestão de saúde

Objetivo, ao certificar 250 servidores, é ampliar a atuação e preparar os profissionais para o planejamento e a execução de suas funções

Por Agência Brasília *

Gestores da Secretaria de Saúde participaram, nesta segunda-feira (9), de mais uma etapa do I Curso de Capacitação em Gestão de Saúde – Desenvolvendo competências, inovando processos e capacitando profissionais em Gestão de Saúde.

O objetivo é certificar, até outubro deste ano, 250 participantes. A ideia é ampliar a atuação e preparar os profissionais para o planejamento e a execução da gestão, aprimorando suas competências em áreas como custos, finanças, indicadores, processos, fluxos, capacidade de inovação, entre outros.

“Cursos como este possibilitam aos profissionais trazer e desenvolver soluções para que a Secretaria de Saúde seja cada dia mais ativa e eficiente no atendimento aos pacientes”, afirmou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, em discurso no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

Na aula inaugural, realizada em 2 de setembro, foi realizada a palestra Motivação para desempenho de uma liderança de excelência, proferida pelo diretor executivo da Fepecs, Marcos Ferreira.

Competências
Segundo Marcos Ferreira, a proposta do curso é desenvolver competências, inovar processos e capacitar profissionais. “Verificamos que um dos cursos de maior peso é o de Gestão de Saúde e, assim, capacitamos nossos servidores para melhorar todo o processo de entendimento sobre governança e compliance”, destacou.

O curso está sendo realizado em parceria com a Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS), Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Sugep) e área de Enfermagem do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

*Com informações da Secretaria de Saúde