10/09/2019 às 15:30, atualizado em 10/09/2019 às 15:32

Filme O corpo é nosso, que estreia no Cine Brasília, convoca as mulheres para enfrentar o machismo

Drama sobre escolha política da juventude na Europa chega às telas do local ao mesmo tempo que o fiilme francês Adeus à noite. E a produção brasileira Bacurau segue em cartaz

Por Agência Brasília *

Liderado por Sônia Braga, o premiado filme Bacurau mistura drama e ficção com cenário no interior de Pernambuco. Foto: Dante Bellutti/Divulgação


A produção O corpo é nosso, da diretora carioca Theresa Jessouroun, e o drama francês Adeus à noite, dirigido pelo premiado André Téchiné são os destaques da programação que muda no Cine Brasília a partir desta quinta-feira (12). Também continua em cartaz, em horário nobre, o filme brasileiro Bacurau, que vem deixando a sala lotada.

“Tomar de volta nosso corpo, na marra.” Assim é que uma das mulheres entrevistadas na docficção brasileira O corpo é nosso se manifesta sobre machismo e patriarcalismo em um Brasil marcado pelo feminicídio. Ainda que o filme flerte com certo didatismo e uma avalanche de depoimentos que buscam criar identificação, o longa é muito oportuno.

Já o drama filmado por Téchiné revisita a beleza plástica e o lirismo de narrativa que caracterizam esse seguidor de Truffaut. Ele escala a eterna musa Catherine Deneuve para fazer a audiência pensar que amor combina com tolerância, e que este é um dos sentimentos que não podem ser esquecidos quando se tratar das escolhas da juventude.

Serviço:

O corpo é nosso

De Theresa Jessouroun (2019, documentário, Brasil, 85 minutos, 14 anos)

Resumo: A trajetória da liberação do corpo da mulher brasileira. Utilizando-se do conceito “docficção” (ou “docudrama”) incorpora o drama do jornalista Marcos que, durante pesquisa, descobrea algo impactante sobre seu passado. Ao assistir as entrevistas e o material desse filme, em um exercício de metalinguagem, ele faz uma autorreflexão sobre racismo, machismo e patriarcalismo impregnados nele.

Adeus à noite (L’adieu à la nuit)

De André Téchiné (2019, drama, França, 104 minutos, 12 anos)

Resumo: Muriel (Catherine Deneuve) fica emocionada ao ver Alex (Kacey Mottet Klein), seu neto, que veio passar alguns dias em sua casa, antes de ir morar no Canadá, destino que não é o que o jovem tem em mente. Na realidade, ele foi convencido pela namorada a abraçar uma causa religiosa-política no Oriente Médio.

Bacurau

De Juliano Dornelles e Kleber Mendonça (2019, drama/ficção, Brasil/França, 132 minutos, 16 anos)

Resumo: Num futuro recente, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começa a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?

Programação de 12 a 18 de setembro. Na segunda-feira, 16, e na terça, 17, não há sessões.

16h – O corpo é nosso

18h – Adeus à Noite

20h – Bacurau

 

Cine Brasília
Endereço: Asa Sul, entrequadra 106/107.
Telefone: (61) 3244-1660.
Ingressos a R$ 12 (inteira). A bilheteria não aceita cartões, apenas dinheiro.

*Com informações da Secretaria de Cultura